E se a Red Bull conseguir a 100.ª vitória da sua história em Montreal?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

E se a Red Bull conseguir a 100.ª vitória da sua história em Montreal?

A Red Bull ainda está a celebrar o título
A Red Bull ainda está a celebrar o títuloAFP
O Grande Prémio do Canadá tem lugar este fim de semana. Com um Max Verstappen ultra-dominante e um carro de alto desempenho, a Red Bull tem todas as hipóteses de vencer. Se assim for, a equipa lançada em 2007 alcançaria a 100.ª vitória da sua história e entraria num círculo muito fechado.

Estatisticamente, pode tornar-se uma das melhores equipas da história da Fórmula 1. A Red Bull está a rolar em ouro e não vai parar por aqui. Depois de vencer 23 das últimas 26 corridas do calendário, está agora a preparar-se para celebrar a sua 100.ª vitória na categoria rainha. E se isso acontecer esta semana?

Em pé de igualdade com Ferrari, Mercedes, McLaren e Williams

É preciso muito para entrar no círculo exclusivo das equipas com mais de 100 vitórias em seu nome. No entanto, desde a sua chegada ao circuito de Fórmula 1 em 2007, a Red Bull tem vindo a conquistar lentamente o seu lugar no panorama das corridas. Em primeiro lugar, em poucos anos, conseguiu conquistar vários títulos do campeonato do mundo de construtores (quatro de 2010 a 2014 com Sebastian Vettel como piloto principal e também campeão do mundo) e dominar a modalidade no início da década de 2010.

No entanto, após a saída do alemão para a Ferrari, a equipa austríaca teve de se reerguer. Só com a chegada de Max Verstappen, em 2016, é que houve alguma esperança de um regresso ao topo.

Então, tudo foi perfeitamente redesenhado no início de 2021. Uma batalha contra a Mercedes e Lewis Hamilton, outra contra a Ferrari antes de dominar, e um ano de 2023 que promete ser esplêndido, dão à Red Bull um vislumbre de um lugar na paisagem histórica da F1.

Há ainda um longo caminho a percorrer para compensar as 242 vitórias da Scuderia, os 183 triunfos da McLaren, os 125 lugares cimeiros da Mercedes e os 114 festejos da Williams. Mas a tarefa não parece de todo impossível, tendo em conta o sucesso alcançado nos últimos anos.

Uma época que já superou as expetativas

Em 2023, a Red Bull está a entrar noutra dimensão. A recente prestação de Verstappen em Barcelona (1.º, por vezes com quase 40 segundos de vantagem sobre Hamilton), voltou a demonstrar todas as qualidades que a equipa pode trazer. Um piloto maduro e um carro de alta performance trazem vitórias, daquelas que é preciso para superar os rivais.

Além disso, Sergio Pérez também teve um bom início de época, vencendo duas corridas, e poderá também oferecer à sua equipa pontos importantes no Canadá.

"O Canadá é um circuito único. As corridas lá são sempre emocionantes. Penso que é um desafio diferente. Há muitas curvas de baixa velocidade e algumas chicanes de alta velocidade. O Checo tem experiência, tal como o Max", resumiu Christian Horner ao motorsinside.com. Satisfeito com o início de época da sua equipa, o chefe de equipa da Red Bull está confiante quanto ao futuro.

"Estamos agora com 99 vitórias, por isso estamos determinados a tentar conquistar a nossa centésima vitória este fim de semana", concluiu.