Fórmula 1: Alegria de Norris em Miami acaba com o domínio de Verstappen!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Alegria de Norris em Miami acaba com o domínio de Verstappen!

Lando Norris vence em Miami
Lando Norris vence em MiamiAFP
Lando Norris conquistou a primeira vitória da sua carreira na Fórmula 1 no Grande Prémio de Miami. Um erro de Verstappen, que comeu um poste, e a subsequente aparição de um safety car beneficiaram o piloto da McLaren, que subiu ao topo depois de manter um ritmo infernal. Max e Leclerc, por esta ordem, seguiram-no. Sainz, depois de uma polémica batalha com Piastri, foi quarto e Alonso, que partiu de 15.º, voltou a ser nono.

Se no sprint foi Hamilton que arruinou a corrida de Alonso, na corrida mais importante Checo Pérez quase fez o mesmo com Carlos Sainz. O espanhol tinha ultrapassado Leclerc num excelente arranque e foi para cima de Max, mas o mexicano, com ímpeto excessivo, passou a direito na primeira curva e obrigou-o a travar para evitar o acidente. Leclerc e Piastri aproveitaram para o ultrpassar e a estratégia da sua equipa já não ia estar do seu lado.

Entretanto, Alonso aproveitou a marcação "fraternal" dos Alpines para ganhar até três posições, embora tenha sido rapidamente ultrapassado por Gasly. O desempenho da Aston Martin caiu drasticamente em Miami e o espanhol teve que passar por um sofrimento extremo, mas ainda assim conseguiu tirar o máximo proveito disso. É mágico.

À frente, Verstappen já tinha aberto uma diferença interessante, embora não tão larga como de costume. Piastri tomou conta de Leclerc e subiu para segundo, segurando a posição sem problemas, mesmo com o DRS do monegasco. Sainz abrandou para proteger os pneus e esperar por um momento melhor.

Verstappen leva tudo, até o poste

Esse momento poderia ter chegado quando Verstappen comeu um poste, que ficou no meio da pista. Apareceu o safety car virtual, com o qual se poderia ganhar cerca de oito segundos ao passar pelas boxes, mas os comissários retiraram-no tão rapidamente que Sainz não teve tempo de chegar a essa zona. Alonso, por outro lado, conseguiu.

O melhor, no entanto, ainda estava por vir. O neerlandês teve de entrar para verificar a asa dianteira e perdeu a liderança. Piastri e Sainz também tiveram de trocar as "botas" e Norris, que se manteve na pista, passou para a liderança.

Houve uma colisão entre Sargeant e Magnussen, que causou o aparecimento do safety car e o inglês da McLaren conseguiu fazer a sua paragem e manter a liderança. No recomeço, não só se manteve na liderança, como também abriu uma diferença para Verstappen e Leclerc. Impressionante o seu ritmo e mereceu a vitória, finalmente a primeira da sua carreira.

Sainz vs Piastri, Alonso vs Ocon

Com tudo decidido no pódio, a tensão estava na luta pelo quarto lugar entre Piastri e Sainz. Houve mais do que palavras e atritos entre ambos, e um toque que prejudicou mais o piloto da McLaren, danificando a sua asa dianteira. Os comissários de pista vão estudar o que aconteceu depois da corrida. Perigo para um espanhol, segundo as palavras de Alonso antes da corrida.

Atrás, o próprio Alonso lutava pela nona posição com o seu "amigo" Ocon. Faltou-lhe velocidade de ponta, mas conseguiu roubar a carteira do francês e marcar mais alguns pontos. Foi quase um milagre sair de Miami com pontos na bagagem.

Entre Sainz e Alonso, ficaram Pérez, Hamilton, Tsunoda e Russell.