Fórmula 1: Aston Martin quer recuperar o segundo lugar no Grande Prémio do Canadá

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Aston Martin quer recuperar o segundo lugar no Grande Prémio do Canadá

Será que Lance Stroll conseguirá uma proeza neste domingo?
Será que Lance Stroll conseguirá uma proeza neste domingo?AFP
Atrás dos intocáveis Red Bulls, a equipa da Aston Martin procura recuperar do resultado dececionante em Barcelona e voltar ao segundo lugar do pódio, ocupado pela Mercedes, este fim de semana, no Grande Prémio do Canadá, a oitava etapa da temporada.

No lendário circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, os monolugares verdes estarão praticamente em casa, uma vez que a equipa britânica é propriedade do canadiano Lawrence Stroll e o seu filho, Lance, é um dos dois pilotos ao lado do bicampeão mundial Fernando Alonso.

A Aston Martin, que no ano passado terminou no sétimo lugar no campeonato de construtores, foi uma surpresa no início da temporada, conquistando nada menos que cinco pódios em sete corridas, graças ao veterano espanhol, que terminou em terceiro quatro vezes e em segundo uma vez.

Mas no Grande Prémio de Espanha, há duas semanas, ambos os carros estiveram um pouco abaixo do ritmo pela primeira vez esta época, com Stroll a terminar em 6.º, à frente de Alonso, que danificou a parte de baixo do carro na na qualificação e arrancou apenas em 9.º.

Na Catalunha, os carros verdes pareciam não ter ritmo, ao contrário da Mercedes, que colocou as duas Flechas de Prata no pódio graças aos britânicos Lewis Hamilton e George Russell. A equipa alemã começa a colher os frutos das melhorias introduzidas nas últimas semanas, depois de um início de época irregular.

Novidades para a Aston Martin

A Aston Martin vai introduzir uma série de novidades nos seus monolugares AMR23 em Montreal, numa tentativa de estarem à frente da concorrência: "Vai haver algo (novo) no Canadá. Será um palco", declarou o diretor da equipa, Mike Krack.

Alonso também pressionou a equipa a fazer melhorias, tal como a Mercedes e a Ferrari, os dois rivais da Aston Martin na luta pelo segundo lugar, acabaram de fazer. "As melhorias vão acontecer nesta corrida, por isso esperamos ter um bom fim de semana e marcar o máximo de pontos possível", sublinhou Alonso.

Como tem sido o caso desde o início da temporada, a menos que algo imprevisto aconteça, o primeiro lugar parece estar novamente reservado para a Red Bull, que está vários patamares à frente da concorrência, mesmo que a enorme diferença esteja a diminuir ligeiramente. O bicampeão mundial Max Verstappen, que venceu cinco dos sete Grandes Prémios desta época, incluindo os últimos três, será o grande favorito num circuito que adora e onde venceu pela primeira vez no ano passado.

"É sempre um prazer voltar a Montreal. O circuito é realmente único porque ainda estamos a conduzir em vibradores da velha geração. Temos de encontrar o equilíbrio certo na afinação para sermos rápidos nas retas e para passarmos bem as secções destes vibradores", explicou o neerlandês.

Pérez quer recuperar

O seu companheiro de equipa, Sergio Pérez, deverá ser, mais uma vez, o principal adversário, ainda que o mexicano, vencedor na Arábia Saudita em março e no Azerbaijão em abril, esteja a marcar passo nas duas últimas corridas e queira recuperar.

16.º no Mónaco e depois 4.º em Barcelona, Checo deixou Verstappen fugir na classificação do campeonato do mundo e está agora a 53 pontos de distância. A um terço da temporada, a luta pelo título mundial já parece muito desequilibrada. "Quero voltar ao bom caminho depois dos meus erros no Mónaco e na qualificação em Barcelona. Espero voltar ao meu nível de desempenho do início da temporada", disse Pérez na quinta-feira.

A Alpine, que colocou os dois carros nos pontos em Miami, MónacoBarcelona, vai tentar fazer o mesmo no Canadá para consolidar o quinto lugar na classificação dos construtores: "Foi uma surpresa muito agradável ver um progresso tão rápido e conseguirmos garantir um pódio no Mónaco e fazer o quarto tempo na qualificação em Barcelona. O carro parece ter realmente muito potencial, e é por isso que estou bastante confiante para os próximos fins de semana", disse o francês Pierre Gasly, na conferência de imprensa de quinta-feira.

O tempo incerto, com risco de chuva, também pode perturbar a hierarquia nas margens do rio São Lourenço.