Quando soube que o Grande Prémio do Bahrein deste ano seria transferido para a Malásia, não podia ter ficado mais feliz.
Nos meus primeiros 20 anos, mais coisa menos coisa, a acompanhar a Fórmula 1, o Grande Prémio da Malásia tornou-se uma das minhas corridas favoritas, tantas vezes com momentos de grande dramatismo — a vitória emocionante de Fernando Alonso em 2012; o famoso conflito entre os companheiros de equipa da Red Bull Sebastian Vettel e Mark Webber um ano depois; a edição de 2016, na qual uma avaria no motor de Lewis Hamilton praticamente garantiu o título a Nico Rosberg; e a vitória de Daniel Ricciardo, que resistiu a Max Verstappen.
Há quase uma década que desejava o seu regresso e, depois, ainda tive de esperar quase mais duas horas, quando problemas de software bizarros desligaram várias unidades motrizes e atrasaram o início no domingo. Foi a primeira vez que os novos motores da F1 foram utilizados em condições de chuva, e o facto de terem avariado por causa de alguma chuva não é propriamente uma boa imagem.
Ainda assim, vou concentrar-me nos aspetos positivos do regresso a Sepang, porque foram muitos.
Verstappen e Hamilton mostram a sua grandeza
Quando uma pista está a passar de molhada a seca, percebe-se realmente quem são os melhores pilotos. Os melhores entre os melhores têm o instinto e o conhecimento necessários para encontrar as zonas do circuito com mais aderência e perceber exatamente até que ponto podem acelerar. E têm depois a capacidade para o fazer.
Com chuva intensa antes da partida, a corrida de domingo teve precisamente essas condições e deixou bem claro que, em termos de talento puro, Max Verstappen e Lewis Hamilton continuam a ser os melhores dos melhores.
Depois de terem terminado a qualificação nos dois primeiros lugares, Verstappen ficou a lutar com os dois pilotos da Mercedes quando a Ferrari colocou Hamilton com o pneu errado, mas nunca houve verdadeiramente uma grande batalha. O neerlandês foi ultrapassado por Kimi Antonelli e George Russell na partida, mas depois alcançou-os, ultrapassou-os e afastou-se deles com facilidade.
Lewis Hamilton, por seu lado, recuperou desde o último lugar da grelha até ao pódio graças a uma gestão perfeita dos pneus, a um ritmo excelente e a uma verdadeira aula magistral de ultrapassagens. Se a sua equipa não lhe tivesse colocado um pneu para pista seca numa pista molhada, teria certamente terminado, no mínimo, em segundo e lutado com Verstappen pela vitória.
Ao longo da corrida, ficou claro por que razão estes são os dois pilotos da grelha com mais títulos conquistados e que a F1, bem como todos os que a acompanham, tem uma sorte incrível por contar com dois dos melhores de sempre a competir ao mesmo tempo.
Isso já deu origem a uma das melhores lutas pelo título de sempre e continua a existir a esperança de que nos possam proporcionar outra, caso tenham os carros necessários. Não há qualquer dúvida de que Verstappen é o melhor piloto da Fórmula 1, e Hamilton mostrou esta temporada que, embora possa não ter a mesma consistência, continua a ser o adversário mais próximo do neerlandês quando está no seu melhor.
Antonelli trava imediatamente Russell
Verstappen e Hamilton são dois dos quatro campeões do mundo na grelha da Fórmula 1, e Antonelli repôs a ordem na Malásia, ficando praticamente certo de se tornar o quinto.
Com o seu fim de semana dominante em Baku, Russell deu sinais de estar a iniciar uma recuperação e a colocar pressão sobre o italiano, mas, apenas uma semana depois, Antonelli eliminou categoricamente qualquer possibilidade de isso acontecer.
O piloto de 20 anos teve apenas uma oportunidade para registar uma volta na última sessão da qualificação e, ainda assim, foi mais de dois décimos mais rápido do que o seu companheiro de equipa. No dia seguinte, manteve-se como o Mercedes mais rápido na corrida, ultrapassou Russell e deixou-o para trás depois de o britânico ter sido apanhado de surpresa no relançamento após o carro de segurança.
É certo que o facto de Antonelli ter agora 84 pontos de vantagem na classificação se deve à avaria no motor que obrigou Russell a abandonar nas últimas fases da corrida. Ainda assim, mesmo que tivesse cortado a meta em terceiro, a luta pelo título pareceria igualmente resolvida, tal foi a diferença entre os dois Mercedes em Sepang.
Russell tinha finalmente ganho algum ímpeto. Tinha finalmente colocado alguma pressão. E a facilidade com que Antonelli a anulou é verdadeiramente impressionante.
Será o campeão do mundo de 2026 e será um vencedor digno desse título.
Tragam de volta o Grande Prémio da Malásia
Posso estar um pouco condicionado, dado que, como disse no início desta coluna, sempre fui um adepto do Grande Prémio da Malásia, mas sinceramente não creio que o regresso de Sepang à F1 tenha deixado qualquer dúvida de que merece estar no calendário.
Quando se trata de proporcionar corridas emocionantes, o circuito está a outro nível em comparação com tantos dos que atualmente ocupam um lugar no calendário. Mónaco e Singapura têm um estatuto à parte, devido ao seu carácter icónico e ao enorme desafio que representam, mas, em termos de batalhas roda com roda, os circuitos de Miami, Madrid e, sobretudo, do Médio Oriente oferecem muito menos do que o da Malásia.
Depois, há o facto de o clima do país tornar imprevisível qualquer fim de semana, poder provocar muitas vezes um verdadeiro caos e garantir um desafio real para os pilotos. Mesmo que a chuva não apareça para os testar — o que normalmente acontece —, o calor e a humidade encarregam-se disso, deixando claro por que razão estão entre os melhores atletas do mundo.
Infelizmente, tendo em conta que a F1 precisa, se alguma coisa, de reduzir o tamanho do calendário e escolhe as corridas sobretudo pelo que podem oferecer financeiramente, é improvável que um verdadeiro Grande Prémio da Malásia regresse num futuro próximo, a menos que a instabilidade no Médio Oriente se prolongue até 2027.
Num mundo justo, ocuparia de qualquer forma o lugar da Arábia Saudita, do Catar ou de Abu Dhabi.
