Fórmula 1: Max não falha, Hulkenberg surpreende e Alonso fecha o pódio

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Max não falha, Hulkenberg surpreende e Alonso fecha o pódio

Verstappen conquista mais uma pole no Canadá
Verstappen conquista mais uma pole no Canadá AFP
Max Verstappen vai partir da frente da grelha para o Grande Prémio do Canadá, depois de uma qualificação atribulada, com duas bandeiras vermelhas. A última delas impediu Fernando Alonso, que vai começar em terceiro, de lutar pela pole até o final. Nico Hulkenberg surpreendeu com o Haas ao ficar no segundo lugar.

Foi uma batalha extraordinária, tanto no molhado como no seco, em pneus softs e intermédios, com Verstappen e Alonso a lutarem lado a lado pela pole position até que uma bandeira vermelha, devido a um acidente de Piastri na Q3, impediu o espanhol de lutar até ao fim. Ainda assim, destaque para Hulkenberg que ficou em segundo lugar e vai partir da linha da frente pela terceira vez na carreira... e a primeira vez da Haas!

Q1

Com a pista húmida mas não a chover, a Q1 teve um início atribulado com uma bandeira vermelha para Zhou, que parou com um problema na caixa de velocidades. Mas assim que foi retomada e as condições começaram a melhorar, tudo voltou ao normal, com Verstappen e Alonso a brincarem ao gato e ao rato, trocando a pole position. Foi o neerlandês que a conquistou no último momento.

Atrás, Stroll lutava em casa, incapaz de tirar o máximo proveito do seu Aston Martin. Escapou por pouco de ficar fora da Q2, na sua penúltima tentativa e por dois lugares. Gasly (Alpine), que não conseguiu evitar a eliminação, encontrou-se na última curva com um Sainz quase parado, que arruinou a sua volta rápida. Cheira a penalização para o espanhol. Para além do francês, Tsunoda, De Vries, Sargeant e Zhou ficaram fora da corrida.

Stroll teve dificuldades em passar à Q2
Stroll teve dificuldades em passar à Q2Getty Images via AFP

Q2

Com uma pista visivelmente seca, os tempos prometiam melhorar ostensivamente. Todos estavam com pressa, e com pneus intermédios, para garantir um bom tempo porque o radar indicava que a chuva chegaria a meio desta Q2. Todos, exceto Albon, que foi o único suficientemente corajoso para colocar primeiro um pneu de seco... e a aposta correu lindamente para o piloto da Williams.

Os restantes copiaram a estratégia, mas muitos foram apanhados pela mudança para pneus de seco quando as primeiras gotas começaram a cair e perderam a sua oportunidade. Leclerc - que a Ferrari ignorou -, Checo Pérez e Stroll ficaram pelo caminho. Um desastre para os três. Juntamente a eles, Magnussen e Bottas ficaram fora da luta pela pole position .

Q3

Agora, com uma forte nuvem de água a cair sobre o Gilles Villeneuve, e com as condições climáticas a piorar, Verstappen foi o primeiro a abrir as hostilidades. A primeira volta já era a mais rápida, com Alonso logo atrás. Mas na seguinte melhorou-a em mais de um segundo.

O espanhol, no entanto, não teve tempo de fechar a sua volta porque uma bandeira vermelha apareceu novamente após um acidente com Piastri. Entre os dois gigantes, meteu-se Hulkenberg, que beneficiou da colisão.

Quando a corrida foi reiniciada, a pista estava tão molhada que era impossível melhorar os tempos de volta. Verstappen, portanto, conquistou a pole, sua quinta na temporada, Hulk arranca no segundo lugar e Alonso em terceiro.