Fórmula 1: Ross Brawn garante que McLaren pode ameaçar a Red Bull na próxima época

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Ross Brawn garante que McLaren pode ameaçar a Red Bull na próxima época

Ross Brawn deu a sua opinião sobre a época de 2024.
Ross Brawn deu a sua opinião sobre a época de 2024.Reuters
Ross Brawn acredita que, na próxima temporada, a McLaren pode levar a melhor sobre a Red Bull.

Brawn sabe tudo sobre o que é dominar a Fórmula 1, tendo trabalhado com Michael Schumacher durante um período dourado na Ferrari, ganhando depois títulos com a equipa do seu próprio, em 2009, antes de colocar a Mercedes na rota para um sucesso sem precedentes.

Em declarações antes do lançamento no Reino Unido, na quarta-feira, da série de quatro partes "Brawn: The Impossible Formula 1 Story", o antigo diretor-executivo e técnico da F1, além de xx-diretor técnico da Ferrari vê a McLaren como uma equipa a ter em conta.

"Eles têm claramente uma organização muito mais forte agora. Tiro o chapéu a Andrea Stella, o diretor da equipa. Ele foi um dos meus engenheiros na Ferrari. E acho que não é comum ver esses pequenos tigres crescerem e se tornarem grandes tigres", disse.

"Estou muito satisfeito com o seu trabalho e parece ter galvanizado a organização. Por isso, penso que com essa melhoria para a próxima época, eles podem ser uma verdadeira ameaça. Também têm pilotos fantásticos, que se esforçam muito uns pelos outros", apontou.

O britânico Lando Norris terminou em segundo lugar seis vezes nas 20 corridas desta época, enquanto o seu companheiro de equipa australiano Oscar Piastri venceua corrida sprint no Catar e terminou em segundo atrás de Verstappen no Grande Prémio, com Norris em terceiro, no início de outubro.

Depois de não conseguir ganhar qualquer corrida na primeira metade da temporada, a McLaren fez uma recuperação impressionante e agora está em quarto lugar na classificação dos construtores.

Brawn também se mostrou otimista em relação à melhoria da Ferrari sob o comando de Frédéric Vasseur, mas reconheceu que a Red Bull não vai ficar parada e tem a vantagem adicional de poder virar a atenção para o carro do próximo ano.

Até agora, a Red Bull venceu 19 das 20 corridas, com Verstappen a triunfar 17 vezes - um recorde numa só época que pode aumentar em Las Vegas este fim de semana - e o companheiro de equipa Sergio Pérez duas vezes.

"Tem sido um pouco frustrante. Penso que, por vezes, quando temos uma equipa que domina, esperamos que ambos os pilotos estejam a lutar e isso não aconteceu com a Red Bull, o que é uma pena", disse Brawn.