Verstappen, que tem 81 pontos de vantagem sobre Norris no campeonato de pilotos, terminou apenas em sétimo no Red Bull, e o piloto de 26 anos ainda tem de melhorar antes da qualificação de sábado, para repetir a vitória do ano passado.
O companheiro de equipa de Verstappen, Sergio Pérez, deu a entender o potencial da Red Bull no terceiro lugar. Nico Hülkenberg, de Emmerich, terminou num forte quarto lugar na Haas. O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, e o campeão mundial e recordista de Silverstone, Lewis Hamilton (Inglaterra/Mercedes) também terminaram à frente de Verstappen na classificação do dia.
Primeiro treino livre: Norris à frente de Stroll
Lando Norris, na McLaren, já era o piloto mais rápido na primeira sessão de treinos livres. Verstappen terminou em quarto com o Red Bull, cerca de três décimos de segundo atrás, mas o neerlandês não estava inicialmente com o composto de pneus mais rápido.
Entre Norris e Verstappen ficaram o canadiano Lance Stroll (Aston Martin) e o australiano Oscar Piastri no segundo McLaren. O recordista mundial Lewis Hamilton (Inglaterra/Mercedes) terminou em sétimo lugar na pista onde é o recordista de vitórias com oito triunfos. Nico Hülkenberg (Emmerich/Haas) começou o fim de semana de corrida em 11.º lugar.
Quatro jovens pilotos participaram na primeira sessão. O Haas de Kevin Magnussen foi conduzido por Oliver Bearman, que foi confirmado como piloto regular para 2025 pela equipa norte-americana na quinta-feira. O companheiro de equipa de Verstappen, Sergio Pérez, foi inicialmente substituído pelo francês Isack Hadjar, que terminou apenas em 19.º no carro do campeão do mundo.
O argentino Franco Colapinto (18.º) assumiu o Williams de Logan Sargeant e o australiano Jack Doohan (17.º) esteve ao volante do Alpine de Pierre Gasly. Duas vezes por ano, cada equipa é obrigada a colocar um jovem piloto no carro para a primeira sessão de treinos. Todos os pilotos habituais têm de assistir uma vez.
Acidente de Spielberg já esquecido
Verstappen e Norris são amigos, mas após o acidente de Spielberg, o britânico de 24 anos ficou furioso e atacou verbalmente Verstappen, que é dois anos mais velho. Seguiram-se conversas em privado e tudo ficou esclarecido, afirmaram ambos em Silverstone.
"Não quero estragar a amizade", disse Verstappen na quinta-feira.
"Olhando para trás, tivemos um bom duelo. Na verdade, foi apenas um pequeno toque estúpido que arruinou a corrida para nós dois", acrescentou.