Mais

Mike Elliott, engenheiro-chefe da Mercedes, deixa equipa alemã devido aos resultados

Mike Elliott deixa a Mercedes após 11 anos
Mike Elliott deixa a Mercedes após 11 anosProfimedia

A Mercedes despediu-se do seu engenheiro-chefe Mike Elliott, depois de as "Flechas de Prata" não terem conseguido uma única vitória nas primeiras 19 corridas da temporada de Fórmula 1.

Mike Elliott, 49 anos, que foi promovido a diretor técnico em julho de 2021, entregou o seu cargo em abril a James Allison depois de a Mercedes ter percebido que o seu monolugar não era competitivo pelo segundo ano consecutivo.

Elliott assumiu então o cargo de engenheiro-chefe da equipa técnica.

O diretor da equipa alemã, Toto Wolff, afirmou que Elliott tomou a decisão de se separar da Mercedes.

Elliott trabalhou para a Mercedes durante 11 anos e foi fundamental para os oito títulos consecutivos do campeonato de construtores entre 2014 e 2022, primeiro como chefe de aerodinâmica e depois como diretor técnico.

A equipa alemã também ganhou sete títulos consecutivos de pilotos entre 2014 e 2021, seis com Lewis Hamilton e um com Nico Rosberg.

"Mike tem sido um dos pilares das conquistas da equipa ao longo da última década e despedimo-nos dele com sentimentos verdadeiramente contraditórios. O Mike é um génio técnico extremamente inteligente e um grande jogador de equipa. Deu um forte contributo, não só para ganhar corridas, mas também para construir a cultura da nossa equipa", afirmou Toto Wolff.

À entrada para as últimas três corridas do ano, a Mercedes está em segundo lugar na classificação dos construtores, atrás da Red Bull, com Lewis Hamilton em terceiro e George Russell em oitavo na classificação dos pilotos.

Hamilton, sete vezes campeão mundial, venceu a sua última corrida de Fórmula 1 em dezembro de 2021, na Arábia Saudita.