Mais

Oscar Piastri e o inédito pódio: "Não foi a minha melhor corrida de sempre"

Oscar Piastri olha para o seu troféu depois de terminar em terceiro em Suzuka
Oscar Piastri olha para o seu troféu depois de terminar em terceiro em SuzukaReuters
Oscar Piastri, da McLaren, ficou feliz por ser uma nova adição ao que foi apelidado de "podcast" de Max Verstappen, depois de conquistar o primeiro pódio na Fórmula 1 no Japão, no domingo.

O líder do campeonato, Verstappen, apareceu na sala de arrefecimento - onde câmaras e microfones captam os gestos e comentários dos três primeiros pilotos - depois de todas as 16 corridas desta época, exceto uma. Nas redes sociais, o momento pré-pódio foi comparado a um estúdio de gravação, com Verstappen como anfitrião.

A Red Bull viu o lado cómico, avisando nas redes sociais, quando Verstappen terminou em quinto lugar em Singapura no fim de semana passado, que "o podcast The Cool-down Room with Max regressará mais tarde".

"Está de volta", declararam no domingo, depois de Verstappen ter alcançado a sua 13ª vitória da época, à frente de Lando Norris (23), da McLaren, e do estreante australiano Piastri.

Norris aludiu ao "podcast do Max" enquanto esperava.

Questionado sobre isso depois, o próprio Verstappen pareceu menos impressionado: "Nem sei quem inventou isso, porque nem sequer gosto de podcasts, fazem-me adormecer. Talvez lhe possamos chamar algo diferente. Ou inventar algo um pouco mais divertido".

Piastri disse aos jornalistas que estava "apenas feliz por ser um convidado".

Depois de começar um grande prémio na primeira linha pela primeira vez, perdeu para Norris no início, mas disse que o terceiro lugar ainda era muito especial.

"Não há muitas pessoas no mundo que tenham esta oportunidade em toda a sua vida e eu consegui tê-la na minha primeira época, por isso, muito obrigado à equipa", afirmou. "Não foi a minha melhor corrida de sempre, mas foi o suficiente para conseguir um troféu no final. Por isso, estou muito feliz".

Piastri, cuja extensão de contrato até o final de 2026 foi anunciada no início da semana, reconheceu que ainda tinha muito a aprender.

"Acho que não fui suficientemente rápido em certos momentos da corrida", disse. "Em todas as corridas de juniores antes desta não há corridas como esta. Por isso, a única forma de aprender é fazendo as corridas. Definitivamente, se tivesse feito esta corrida de novo, teria feito algumas coisas diferentes. Mas tudo isso faz parte da aprendizagem".