Sergio Pérez vence Grande Prémio do Azerbaijão

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sergio Pérez vence Grande Prémio do Azerbaijão
Sergio Pérez vence Grande Prémio do Azerbaijão
Sergio Pérez vence Grande Prémio do Azerbaijão
AFP
O mexicano Sergio Pérez, da Red Bull, conquistou este domingo o Grande Prémio do Azerbaijão, em Baku. Max Verstappen terminou no segundo lugar, com Charles Leclerc a fechar o pódio.

Sergio Pérez confirmou uma vez mais a sua apetência para os circuitos citadinos, tornando-se no primeiro piloto a triunfar por duas vezes em Baku desde a estreia deste circuito, em 2016.

O piloto mexicano da Red Bull aproveitou um incidente para assumir a liderança e terminar a corrida à frente do seu companheiro de equipa, Max Verstappen, enquanto Charles Leclerc, da Ferrari, que partiu da pole position, conquistou o primeiro pódio para a scuderia italiana em 2023, terminando no terceiro lugar.

Foram, de facto, necessárias apenas quatro voltas para os dois Red Bull tomarem a dianteira da corrida. Max Verstappen até liderou em Baku mas a troca de pneus acabou por prejudicá-lo, na volta 11, quando Nyck de Vries bateu e obrigou à entrada do safety car, interrompendo a recuperação do bicampeão, que era sétimo nessa altura.

De resto, as previsões para Ferrari, Aston Martin e Mercedes acabaram por se confirmar. A Ferrari confirmou o primeiro pódio, depois da pole position e corrida sprint com Charles Leclerc, enquanto Fernando Alonso continuou a exibir-se a grande nível, levando a melhor sobre Carlos Sainz, da Ferrari. Lewis Hamilton fechou o fim de semana como o melhor da Mercedes, tendo sido o único a chegar à Q3 na classificação, partindo em quinto. O heptacampeão, porém, acabou prejudicado por também ter parado pouco antes do safety car acionado por De Vries, e terminou em sexto lugar. George Russell foi oitavo mas conseguiu, na última volta da corrida, confirmar o ponto extra da volta mais rápida.

Após quatro corridas esta temporada, a diferença entre Max Verstappen, líder no campeonato, e Sergio Pérez, vice-líder, encurta de 13 para seis pontos. Esta foi a sexta vitória da carreira do piloto mexicano da Red Bull e a quinta em circuitos citadinos. Além de Baku, o mexicano venceu no Monaco, Singapura e Arábia Saudita.