Fórmula 1: Os dados estão lançados no Grande Prémio do Mónaco

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fórmula 1: Os dados estão lançados no Grande Prémio do Mónaco
Verstappen e Alonso vão partir da linha da frente da grelha
Verstappen e Alonso vão partir da linha da frente da grelhaAFP
Este domingo à tarde, Max Verstappen vai começar o Grande Prémio do Mónaco na pole position. Será seguido por Fernando Alonso e Esteban Ocon. Charles Leclerc, que recebeu uma penalização de 3 lugares, vai arrancar na sexta posição. Será que conseguirá voltar ao pódio e completar sua corrida em casa?

A maldição voltou a atacar. Apesar de Charles Leclerc ter ido até ao limite para conseguir o terceiro melhor tempo na qualificação, o destino apanhou-o. Penalizado por se ter atravessado no caminho de Lando Norris no túnel, o monegasco não tem grandes hipóteses de voltar ao pódio. Mas na Fórmula 1, tudo é possível durante uma corrida. Ainda mais no Mónaco. "É um circuito especial", recordou Fernando Alonso na conferência de imprensa.

Mais um erro que custou caro?

Embora tenham sido impostas sanções ao piloto da Ferrari, ele não estava certamente consciente da presença do inglês atrás de si. "Os comissários de pista analisaram os rádios e a Ferrari não o avisou da aproximação de Norris até que ele já estivesse directamente atrás dele", declarou o organismo no seu comunicado de imprensa de ontem à noite. O piloto foi, portanto, penalizado por uma falha cometida pela sua equipa.

Seria uma mentira afirmar que mais um erro da Ferrari é apenas mais uma gota num balde muito cheio. No ano passado, foi muito prejudicial para o número 16. A prova é que continua a sê-lo actualmente. Embora ainda não haja grandes perturbações e tudo esteja de volta ao normal neste domingo, este erro é apenas um de muitos. A longo prazo, pode ser uma chamada de atenção.

Leclerc anunciou que fará o seu melhor para recuperar o máximo de lugares possível. Como as ultrapassagens são complicadas no Mónaco, não é certo que seja bem sucedido. Especialmente porque terá de ultrapassar Lewis Hamilton e o seu companheiro de equipa Carlos Sainz para o fazer.

Verstappen sereno, Alonso satisfeito

Tendo em conta que a sessão de qualificação correu bem para ambos os pilotos, todos os indicadores são positivos para eles.

Por um lado, Max Verstappen assume a sua hegemonia e continua o seu bom início de época. Após o acidente de Sergio Perez na Q1, ele conseguiu usar seu tempo e pneus novos a seu favor para conquistar a pole em grande estilo. Com um carro de alto desempenho e o sol a brilhar, ele deve ter tudo o que precisa para vencer a corrida.

Alonso exprimiu a sua satisfação por ter efectuado o segundo melhor tempo. Um desempenho consistente desde o início de sua temporada com a Aston Martin, ele nunca deixa de impressionar e continua a ser um forte candidato ao trono da corrida no domingo. "Pode haver incidentes... Mas é difícil estar na frente aqui", admitiu na conferência de imprensa após a sessão de qualificação. No entanto, vai tentar esforçar-se e fazer a diferença, especialmente desde o início. "Se houver uma oportunidade, aproveito-a".

A batalha promete ser interessante. Especialmente se os outros pilotos, como Esteban Ocon, Sainz, Hamilton e Leclerc, ficarem para trás.

Em caso de trovoada, que a previsão meteorológica prevê para esta tarde, a sorte pode estar lançada novamente.