Enea Bastianini esteve em grande forma durante todo o fim de semana. E este domingo não foi exceção. Melhor ainda, ao gerir a corrida durante todo o tempo, conquistou a vitória. Atrás dele, Jorge Martin conquistou pontos suficientes para voltar a ficar à frente de Francesco Bagnaia no Campeonato do Mundo.
Bagnaia tentou no arranque
A partida decorreu sem problemas. Depois de um bom arranque, as duas Ducatis ocupam cada uma as 1.ª e a 2.ª posições, com Jorge Martin atrás delas. Fabio Quartararo também arrancou bem, subindo 4 lugares em relação à sua posição inicial (16.º para 12.º), na altura em que o português Miguel Oliveira caiu e foi obrigado a desistir.
No entanto, a vantagem de Bastianini foi consideravelmente reduzida no final da primeira volta, quando Martin, que era mais rápido, o ultrapassou. Aleix Espargaro também o ultrapassou alguns segundos mais tarde. Para Francesco Bagnaia tudo correu bem. O italiano começou a afastar-se durante a segunda volta, em detrimento do seu principal rival no Campeonato do Mundo.
No entanto, a alegria foi de curta duração. Perseguido, o piloto natural de Turim foi apanhado alguns minutos mais tarde (+0,2) e redobrou os seus esforços para manter a liderança.
Regresso da "Besta de Remini"
Com os pilotos da frente a poucos metros uns dos outros, a luta foi intensa entre os 5 primeiros. Mas eles mantiveram as suas posições até 9 voltas do fim da corrida. Bastianini subiu para o 3.º lugar e "Martinator" ultrapassou Bagnaia. Mais tarde, o atual Campeão do Mundo foi ultrapassado pelo seu companheiro de equipa.
A 5 voltas do fim, Marc Marquez alcançou Espargaro. A 2 segundos de Bagnaia, tentou regressar para lutar pelo pódio. Mas sem sucesso.
O italiano terminou em 3.º lugar. Mais rápido e com uma boa gestão dos pneus, Bastianini assumiu a liderança da corrida a 2 voltas do fim e venceu em Silverstone.