Fórmula 1: Perguntas e respostas sobre o GP de Miami

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Perguntas e respostas sobre o GP de Miami

O carro de Lewis Hamilton será enviado para os EUA.
O carro de Lewis Hamilton será enviado para os EUA.AFP
O GP de Miami de Fórmula 1 de 2024 está mesmo ao virar da esquina. Antes do seu início, aqui estão as respostas às perguntas mais importantes sobre a sexta corrida do ano civil atual.

O que está para vir?

Estamos apenas no início de maio, mas a sexta corrida da temporada de recordes da Fórmula 1 já está a decorrer este fim de semana em Miami, Estados Unidos da América. Como da última vez na China, uma corrida de sprint (sábado, 17:00) também está no programa. O Grande Prémio terá lugar no domingo (21:00). A pista em redor do estádio de futebol americano dos Miami Dolphins está no calendário desde 2022.

O que é que tem de especial?

Os americanos já sabem como organizar um espetáculo. Há muitas festas e concertos na metrópole da Florida por altura da corrida, o paddock atrai estrelas como Tom Brady, Tom Cruise e David Beckham, e até a antiga Primeira Dama Michelle Obama já foi convidada. Desde o glamour histórico Art Deco de Miami Beach, a agitação dos bares e restaurantes da Ocean Drive, o estilo latino-americano do centro da cidade, o clima tropical e as praias espectaculares - a Fórmula 1 gosta de se celebrar em Miami.

E em termos de desporto?

Max Verstappen é, naturalmente, o grande favorito para o GP de Miami de Fórmula 1 de 2024. O campeão do mundo venceu as duas primeiras corridas em Miami com o seu Red Bull e está agora a tentar alcançar o triplo. Sempre que Verstappen cruzou a linha de chegada até agora nesta temporada, o neerlandês foi imbatível. A sua liderança na classificação do campeonato do mundo é de "apenas" 25 pontos, porque os travões falharam na Austrália e ele retirou-se como resultado.

No entanto, foi anunciado na quarta-feira que o engenheiro-chefe Adrian Newey vai deixar a equipa no início de 2025, alegadamente devido à turbulência que envolve o chefe de equipa Christian Horner. Vários especialistas vêem o fim do domínio da Red Bull a aproximar-se - e a saída de Verstappen a tornar-se novamente mais provável.

Que outros temas existem?

O carrossel de transferências continua. Na semana passada, foi anunciado que Nico Hülkenberg passará da Haas para a Sauber na próxima temporada e receberá um"contrato de vários anos". Uma vez que a Audi assumirá completamente o controlo da equipa a partir de 2026, um piloto alemão passará a estar num carro de corrida alemão.

A mudança de Hülkenberg terá, evidentemente, um impacto no mercado dos pilotos: o que farão, por exemplo, os actuais pilotos da Sauber, Valtteri Bottas e Guanyu Zhou? Onde irá assinar Carlos Sainz, que terá de dar lugar a Lewis Hamilton na Ferrari?

Hülkenberg vai mudar para a Sauber/Audi.
Hülkenberg vai mudar para a Sauber/Audi.Profimedia

Por falar em Ferrari: após a conclusão de um importante acordo de patrocínio com um gigante da tecnologia dos EUA, a Scuderia vai alinhar em Miami com um novo visual. Os pilotos Sainz e Charles Leclerc usarão macacões azuis para combinar com a cor do seu novo parceiro. Os carros de corrida também terão detalhes em azul nas asas, na cobertura do motor, no halo, nos espelhos retrovisores, nos números de partida e nas jantes. Os fãs da Scuderia, que adoram a tradicional cor vermelha, não ficaram particularmente satisfeitos.

O que está a Mercedes a fazer?

A temporada das Flechas de Prata tem sido tudo menos desejável até agora, mas para Miami espera-se um passo em frente para os antigos vencedores da série - de qualquer forma, o chefe de equipa Toto Wolff anunciou"as primeiras pequenas actualizações da temporada" para o W15. "Sabemos que precisamos de mais desempenho", disse o austríaco. A McLaren, que recentemente terminou em segundo lugar na China, também vai viajar para os EUA com novos desenvolvimentos para o carro.