Com duas derrotas consecutivas no Grupo Verde, e ambas por 2-0, diante de Taylor Fritz e Félix Auger-Aliassime, Rafael Nadal já estava fora das meias-finais da prova que encerra a temporada ATP, mas a ambição passava por vencer e, assim, evitar igualar um recorde negativo de cinco derrotas consecutivas, algo que não acontece desde 2004/2005.
Confira aqui as incidências do jogo
Frente ao norueguês Casper Ruud, número quatro mundial e com lugar assegurado entre os quatro finalistas da competição, o primeiro set foi jogado a bom nível de intensidade, com o público a mostrar-se forte no apoio ao espanhol.
Nadal enfrentou dois break points a 4-4, mas conseguiu segurar o jogo de serviço, quebrando o do adversário para fechar o parcial na primeira oportunidade de que dispôs.
O segundo set foi idêntico, até mesmo no tempo de jogo, já que ambos os parciais tiveram duração de 52 minutos, num total de uma hora e 44 minutos de encontro. O segundo classificado do ranking ATP dispôs de apenas dois pontos de break durante o parcial, numa altura em que o marcador registava 6-5, com 40-15, a seu favor - Ruud, por sua vez, não teve nenhum -, tendo fechado o encontro à segunda oportunidade.
Rafael Nadal termina a época com um triunfo, enquanto Casper Ruud avança para as meias-finais das ATP Finals, numa altura em que regista um score de oito derrotas contra adversários do Top-3.