Ruud vence Fritz, carimba passagem às meias-finais das ATP Finals e elimina Nadal

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ruud vence Fritz, carimba passagem às meias-finais das ATP Finals e elimina Nadal

Finalista do Roland Garros e US Open, Ruud vai regressar às meias-finais das ATP Finals
Finalista do Roland Garros e US Open, Ruud vai regressar às meias-finais das ATP FinalsAFP
O tenista norueguês Casper Ruud venceu esta terça-feira o americano Taylor Fritz por 2-1 (6-3, 4-6 e 7-6, 8-6) em duas horas e 11 minutos e garantiu assim uma vaga nas meias-finais das ATP Finals, em Turim.

Recorde as incidências do jogo

O outro semifinalista do Grupo Verde sairá do confronto de quinta-feira entre Fritz e o canadiano Felix Auger-Aliassime, que mais cedo derrotou o espanhol Rafael Nadal, eliminado com duas derrotas em dois jogos.

Ruud, que este ano foi finalista de Roland Garros e do US Open, volta assim às meias-finais das ATP Finals, depois de ter sido derrotado no ano passado, na sua primeira participação no torneio, pelo russo Daniil Medvedev.

Nesta terça-feira, aproveitou as dificuldades de Fritz para entrar no jogo e conseguiu quebrar o serviço logo no primeiro jogo do norte-americano, mantendo a vantagem até o final do primeiro set.

Mas Fritz, que está a disputar pela primeira vez o torneio, teve tempo de recuperar na partida e empatar a disputa, num segundo set em que o norueguês abusou dos erros não forçados.

No terceiro set, os dois jogadores lutaram até o tie break, que terminou com a vitória de Ruud no seu terceiro match point.

Antes, Nadal tinha sido derrotado por Auger-Aliassime e ficado à beira da eliminação, confirmada com a vitória de Ruud sobre Fritz no primeiro set.

O canadiano fechou o jogo em 2-0, com parciais de 6-3 e 6-4, numa hora e 57 minutos de partida.

Vencido no domingo por Fritz na sua estreia, também em dois sets, o espanhol diz adeus às ATP Finals, o único troféu importante que falta na sua extensa galeria de títulos. Vencedor de dois Grand Slams na temporada (Open da Austrália e Roland Garros), Nadal tem-se mostrado frágil neste final de 2022.

O tenista espanhol, número dois no ranking, vincou que está "preparado para morrer" até voltar à sua melhor forma.

"Não me esqueci de saber como se joga ténis, de como ser forte mentalmente. Só preciso de recuperar os sentimentos positivos, a confiança e a mentalidade forte que preciso de ter para estar ao mais alto nível. Não sei se voltarei a atingir esse nível novamente. Mas do que não tenho dúvida nenhuma é que estou preparado para morrer para chegar lá", atirou.