O Paulinho bom, o Paulinho mau, e o Pote do costume: Sporting goleia e está nos oitavos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O Paulinho bom, o Paulinho mau, e o Pote do costume: Sporting goleia e está nos oitavos

Atualizado
Pedro Gonçalves bisou na Dinamarca
Pedro Gonçalves bisou na DinamarcaOpta by Stats Perform/UEFA
O Sporting está nos oitavos de final da Liga Europa, ao vencer esta quinta-feira o Midtjylland, por claros 4-0, na segunda mão do play off. Depois do empate em Alvalade, o leão colocou-se na frente, na Dinamarca, uma vez mais pelo capitão Coates, aos 21 minutos, e aos 38 ficou com mais um jogador em campo. Na segunda parte Pedro Gonçalves, com um bis, acabou com as dúvidas, com o 4-0 final a ter assinatura bizarra de Gartenmann, num auto-golo para os apanhados.

Recorde as incidências da partida

Foram quatro as alterações de Rúben Amorim em relação ao jogo com o Chaves (3-2), de segunda-feira, com St. Juste, Esgaio, Morita e Arthur Gomes nos lugares de Diomané, Bellerín, Trincão e Nuno Santos, com Rochinha, além de Diego Callai, na bancada.

Em relação do Midtjylland, o capitão Erik Sviatchenko, tal como anunciado, lesionou-se e foi baixa de vulto no onze.

Os onzes <mark>de</mark> Midtjylland e Sporting
Os onzes <mark>de</mark> Midtjylland e SportingFlashscore

Quanto ao jogo, o Midtjylland começou ao ataque e com o primeiro calafrio leonino aos cinco minutos, quando Arthur falhou o corte e obrigou Gonçalo Inácio a trabalhos forçados, cedendo canto.

Aos 15 minutos, num livre de laboratório, com várias simulações, Isaksen tentou servir um companheiro ao segundo poste mas ninguém surgiu. Aos 17' foi do flanco contrário que Andreasen cruzou e Adán, sem arriscar, afastou com os punhos.

Respondeu o Sporting aos 19 minutos, com Esgaio, lançado por Pedro Gonçalves na área, a rematar cruzado mas para defesa de Lossl.

Na sequência desse lance, no pontapé de canto, surge o 1-0 para o Sporting, aos 21 minutos: canto batido por Pedro Gonçalves, Morita no primeiro toque, St. Juste não conseguiu desviar para dentro da baliza, Dalsgaard cortou a bola para a barra e, na recarga, a cabeça de Coates a colocar o leão em vantagem - o capitão, tal como na primeira mão, a marcar aos dinamarqueses.

Aos 32 minutos valeu Esgaio ao Sporting, após perda de bola de Coates, com Andersson a colocar em Selmani, que já dentro da área permitiu o corte ao lateral-direito antes do remate à baliza de Adán. No minuto seguinte Esgaio viu amarelo, por falta sobre Isaksen, permitiu mais um livre ao Midtjylland, resolvido por Coates.

Aos 35 minutos soberana ocasião para o Sporting, desperdiçada por Marcus Edwards: alívio de bola dos leões após um pontapé de canto, Pedro Gonçalves isola Edwards que, apenas com Lossl pela frente, completamente isolado, tentou... um chapéu, que saiu muito mal, direto para as mãos do guarda-redes.

Aos 38' a missão do Midtjylland ficou ainda mais difícil. Paulinho, lateral-esquerdo da equipa dinamarquesa, que já tinha sido amarelado aos 36 minutos, acertou em cheio no pé de Esgaio e foi expulso.

No primeiro de três minutos de compensação, depois do primeiro remate, de Pedro Gonçalves, ter esbarrado na muralha defensiva dinamarquesa, foi Gonçalo Inácio, numa segunda tentativa, a atirar muito por cima da baliza de Lossl.

Pote cheio, eliminatória no bolso

Para a segunda parte Rúben Amorim lançou Héctor Bellerín para o lugar de Ricardo Esgaio, enquanto Alberto Capellas optou por três alterações, com Ashour, Bak e Chilufya nos lugares de Andreasen, Sorensen e Selmani.

O primeiro remate pertenceu desde logo ao Midtjylland, com o inevitável Isaksen a surgir pelo flanco esquerdo e a atirar para defesa de Adán. Resposta imediata do Sporting, com Arthur Gomes a servir Pedro Gonçalves na área, remate em jeito e bela intervenção de Lossl, a voar para evitar o 2-0 aos 48 minutos.

Na sequência desse canto, uma vez mais Arthur Gomes na assistência e Pedro Gonçalves, depois de uma primeira tentativa de pé esquerdo, contra um defesa, a rematar de pé direito, de primeira e à meia volta, para um golaço, em volley, a fazer o 2-0, aos 50 minutos.

Com a eliminatória praticamente no bolso, Rúben Amorim voltou a mexer logo aos 53 minutos, tirando Morita para lançar o jovem Mateus Fernandes.

Aos 63 minutos, uma pequena distração no meio-campo do Sporting e Chilufya a servir Olsson, que rematou para defesa de Adán. Aos 65' mais duas mexidas no leão, com Trincão no lugar de Edwards e Nuno Santos por Arthur Gomes.

Aos 74', após um desentendimento com Ashour, Ugarte viu cartão amarelo, que o afasta da primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa.

Nessa altura já o leão geria como queria o jogo, perante a superioridade numérica, e chegaria mesmo ao terceiro golo, aos 77 minutos, num remate de Pedro Gonçalves, que desviou em Olsson e traiu Lossl, fazendo o 3-0 nesta segunda mão do play off.

Sem lugar a grandes riscos, Amorim tirou o amarelado Ugarte e juntou o jovem Tanlongo ao miúdo Mateus Fernandes no meio-campo.

Aos 82 minutos foi Bellerín a cruzar, a defesa dinamarquesa a aliviar e, na recarga, Nuno Santos, à entrada da área, a disparar por cima.

O 4-0, porém, chegou mesmo, aos 85 minutos, e de forma absolutamente caricata: a defesa dinamarquesa trocava a bola, o leão esboçou uma pressão e Gartenmann decidiu atrasar para a baliza, onde pensaria estar Lossl. O problema? Não estava. Um auto-golo bizarro, selando o 4-0 com que o Sporting atropelou o Midtjylland nesta eliminatória.

Com a goleada consumada, o árbitro deu apenas mais um minuto de descontos, acelerando a festa leonina na Dinamarca. Missão cumprida.

Homem do jogo Flashscore: Pedro Gonçalves (Sporting)

Estatísticas finais da partida
Estatísticas finais da partidaFlashscore