Os resultados do congresso FIFA: Nova competição e janelas internacionais remodeladas

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Os resultados do congresso FIFA: Nova competição e janelas internacionais remodeladas

Os resultados do congresso FIFA: Nova competição e janela internacionais remodeladas
Os resultados do congresso FIFA: Nova competição e janela internacionais remodeladasFIFA
Realizou-se, esta terça-feira, a 73.ª edição do congresso da FIFA, em Kigali (Ruanda). Após a reunião, o organismo divulgou as conclusões que forma aprovadas de forma unânime que vão implicar alterações nas janelas de jogos internacionais e nos formatos do Mundiais de seleções e clubes.

Pausas Internacionais

Entre 2025 e 2030 vão passar a existir quatro janelas internacionais no futebol masculino: março (nove dias para dois jogos), junho (nove dias, dois jogos), setembro/outubro (16 dias, quatro jogos em 2026, em 2025 vai ser duas janelas de nove dias e dois jogos em ambos os meses) e novembro (nove dias, dois jogos).

No futebol feminino a alteração vai acontecer entre 2024 e 2025 e vai abrir seis espaços para jogos internacionais. Nota para a entrada do torneio olímpico (25 de julho a 10 de agosto de 2024) para as datas FIFA, bem como da Gold Cup (20 de fevereiro a 10 de março).

Mundial-2026

A competição vai realizar-se nos Canadá, Estados Unidos da América e México e vai ter início a 19 de julho de 2026. Isto significa que os jogadores têm de deixar os clubes no máximo até 25 de maio de 2026, sendo o último jogo oficial tem de acontecer até dia 24 (exceção feita a finais continentais).

A prova vai ter 12 grupos de quatro equipas (ao invés dos 16 de três), com os dois primeiros e os oito melhores terceiros classificados a avançarem para a fase a eliminar (16avos de final). Uma alteração à ideia original da FIFA.

Mundial de Clubes

Em 2025 a edição do Mundial de Clubes vai contar com 32 equipas e vai passar a disputar-se de quatro em quatro anos, em junho. A distribuição das vagas será feita da seguinte maneira:

- Para as confederações com mais de quatro vagas (Europa e América do Sul): acesso aos quatro vencedores da competição continental (Liga dos Campeões e Libertadores) e os restantes clubes são determinados pelo ranking dos últimos quatro anos;

- Confederações com quatro vagas (África, Ásia e América do Norte e Central): campeões das últimas quatro edições da principal prova continental;

- Confederações com uma vaga (Oceânia): O melhor classificado do ranking de entre os vencedores da prova continental;

- País organizador: será determinado posteriormente.

Na eventualidade de existir um clube vencer duas ou mais edições da prova continental durante este período, a vaga será atribuída via ranking. Existe um máximo de dois clubes por país, com a exceção dos vencedores dos troféus continentais.

Nova prova

O atual formato do Mundial de Clubes vai ser descontinuado após 2023, contudo, foi aprovada uma nova competição anual entre os clubes das várias confederações que vai arrancar em 2024. Colocará frente a frente o vencedor da Liga dos Campeões e uma equipa que vencer uma prova a eliminar entre os outros vencedores das restantes competições continentais, em local neutro.

Estatutos FIFA

 Vai ser colocada a votação no próximo congresso a possibilidade de inserir o eFutebol (jogos eletrónicos) sob a alçada da FIFA.