Este cenário parece bastante improvável, dado que os Dragões estão sem vitórias nos últimos sete jogos de todas as competições (E2, D5), o que é o seu registo mais longo desde maio de 2003. Parece haver poucas hipóteses desta má fase terminar contra a Inglaterra, dado que o País de Gales perdeu seis confrontos diretos consecutivos e com um resultado agregado de 11-1.
A Inglaterra perdeu a oportunidade de selar o lugar nos oitavos contra os EUA, e os adeptos dos Três Leões não hesitaram em expressar a sua desaprovação após o empate de sexta-feira no Al Bayt Stadium. Um desafiante Gareth Southgate prometeu que "barulho externo" não afetaria a sua equipa, já que ainda está no lugar cimeiro do grupo e pode reservar o seu lugar na fase a eliminar com apenas um empate neste jogo.

Ainda assim, a pressão estará do lado de Southgate para terminar a sua campanha na fase de grupos com estrondo e ganhar o grupo B, especialmente porque vão jogar contra um velho inimigo como o País de Gales. No entanto, as vitórias têm sido escassas nos últimos tempos, com o triunfo por 6-2 contra o Irão a ser o seu único sucesso em oito jogos (E4, D3).
Jogadores a observar: Gareth Bale rematou apenas por duas vezes nos dois jogos do Campeonato do Mundo, embora um desses remates tenha sido o golo de grande penalidade contra os EUA. É também o único jogador do País de Gales a festejar um golo contra a Inglaterra desde Mark Hughes, em 1984. Harry Kane já ultrapassou o galês Danny Ward esta época num jogo pelo Tottenham, mas ainda não marcou de bola corrida pela Inglaterra neste ano civil.
Estatística: Nas suas três participações anteriores em grandes torneios, o País de Gales nunca saiu da competição sem ganhar pelo menos um jogo.
Curiosidade do Mundial: A Inglaterra tem mais empates sem golos do que qualquer outra nação na história dos Mundiais (12).