Parte dos resultados de Simona Halep anulados na sequência da condenação por doping

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Parte dos resultados de Simona Halep anulados na sequência da condenação por doping

Simona Halep venceu a Taça Rogers (Toronto) em 2022
Simona Halep venceu a Taça Rogers (Toronto) em 2022Profimedia
Na terça-feira, funcionários da Agência Internacional para a Integridade do Ténis (ITIA) anunciaram que Simona Halep tinha sido condenada a uma suspensão de quatro anos. A romena recorreu da decisão para o CAS, pelo que o veredito não é definitivo. No entanto, está sujeita a uma nova sanção da ITIA.

Num documento de 126 páginas, a ITIA publicou todos os pormenores do caso de Simona Halep. As autoridades afirmam que o doping foi "repetitivo e organizado", razão pela qual o organismo pediu inicialmente uma pena de 6 anos por "circunstâncias agravantes". Os magistrados rejeitaram este pedido, apesar de existirem motivos de suspeita.

Como resultado, além da suspensão de 4 anos, Halep terá de devolver uma quantia de 80 mil dólares, que representa a sua presença no sorteio de singulares do US Open de 2022, competição da qual foi eliminada na primeira ronda por Daria Snigur.

Segundo a Eurosport, os responsáveis da ITIA tinham inicialmente pedido a anulação dos resultados da atleta a partir de março de 2022, o que teria obrigado Halep a pagar quase 2 milhões de dólares. No final, os juízes decidiram que o registo de Simone seria apagado a partir de 29 de agosto de 2022.

"Todos os resultados obtidos pela jogadora entre 29 de agosto de 2022 e 7 de outubro de 2022 são anulados, com as repercussões em vigor, incluindo a devolução de prémios, troféus e a anulação de pontos", pode ler-se.