Pepê abriu a lata, Taremi tenta abrir o ketchup: FC Porto vence Vizela (2-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pepê abriu a lata, Taremi tenta abrir o ketchup: FC Porto vence Vizela (2-0)

Atualizado
Taremi sentenciou o resultado com o 2-0 aos 86 minutosq
Taremi sentenciou o resultado com o 2-0 aos 86 minutosqOpta by Stats Perform/AFP
O FC Porto venceu esta noite, no Estádio do Dragão, o Vizela por 2-0, na 19.ª jornada do campeonato, antes da visita a Alvalade, para o clássico com o Sporting. Num jogo amarrado, Pepê desbloqueou o marcador aos 41 minutos, num erro defensivo do Vizela, equipa que arriscou tudo na reta final e viu Taremi, num contra-ataque rápido, sentenciar o marcador com o 2-0 aos 86'.

Recorde as incidências da partida

Sérgio Conceição, castigado para esta partida, tal como o adjunto Vítor Bruno - foi Dembelé a orientar a equipa a partir do banco - apostou em Grujic no onze, no lugar do igualmente castigado Bernardo Folha, além de Evanilson no lugar de Otávio, lesionado, tal como Stephen Eustaquio.

Tulipa, treinador do Vizela, lançou Ivanilson Fernandes no centro da defesa, no lugar do habitual titular, Anderson Jesus.

Os onzes de FC Porto e Vizela
Os onzes de FC Porto e VizelaFlashscore

O FC Porto começou, como habitualmente, ao ataque, sobretudo no Dragão, e logo aos cinco minutos, na sequência de um canto de Wendell, Uribe cabeceou ao lado da baliza de Buntic.

Aos 13 minutos Taremi caiu na área com Claudemir, mas o árbitro Cláudio Pereira mandou seguir, mostrando amarelo ao avançado iraniano, por simulação.

Em cima do quarto de hora, segundo remate do FC Porto, da autoria de Grujic, já dentro da área, a passar por cima da barra da baliza do Vizela. Um minuto depois, mais uma queda na área, desta feita Galeno, num lance com Kiko Bondoso. Uma vez mais, Cláudio Martins mandou jogar.

Aos 24 minutos Wendell cruzou da esquerda, Pepê dominou na área, não ganhou espaço para o remate e serviu João Mário que, com atirou cruzado mas ao lado.

Aos 31 minutos o primeiro remate à baliza do FC Porto, ainda que desenquadrado, com a tentativa, de longe, de Osmajic. Perante a falta de ideias dos azuis e brancos, foi o Vizela a planear novo ataque, com o cruzamento de Kiki Afonso para desvio de Nuno Moreira, já em esforço, para fora.

Respondeu o FC Porto, na sequência de uma bola parada, aos 38 minutos, com o livre batido por Pepê e cabeceamento de Grujic para defesa de Buntic.

Não foi por inspiração, foi na transpiração... e no erro crasso de Igor Julião: Galeno cortou a bola ao defesa do Vizela, Evanilson conduziu até dentro da área e assistiu Pepê para o 1-0, aos 41 minutos.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervalo Opta by Stats Perform

Wendell em lágrimas antes do clássico

Sem substituições, de parte a parte, a segunda parte começou com um cruzamento de Galeno, aos 48 minutos, para Taremi, que Ivanilson Fernandes conseguiu cortar para canto.

Aos 51 minutos, novo erro defensivo na saída de bola do Vizela, com passe errado de Guzzo, e Evanilson, na cara de Buntic, viu o guarda-redes negar-lhe o 2-0.

Aos 55 minutos, num cruzamento, Wendell caiu no relvado, em dificuldades, e teve mesmo de sair de maca, enquanto Zaidu acelerava para entrar em campo, entrando aos 59 minutos.

Wendell saiu de maca e deve falhar jogo com o Sporting
Wendell saiu de maca e deve falhar jogo com o SportingAFP

Aos 65 minutos Tulipa tentou mexer com o jogo, lançando Lacava e Méndez, que na época passada marcou um golaço no Dragão, nos lugares de Samú e Nuno Moreira, acrescentando Zohi no lugar de Kiko Bondoso, aos 71 minutos.

Aos 77', a vez de Sérgio Conceição refrescar o ataque, com Toni Martínez no lugar de Evanilson. Aos 79' registo para uma tentativa de Zaidu, aos 79', mas de pé direito e muito por cima da baliza de Buntic, antes do amarelo a Osmajic, num desentendimento com Marcano que Cláudio Martins conseguiu resolver.

A perder pela margem mínima, Tulipa arriscou o que podia e aos 83 minutos lançou Friday Etim e Tomás Silva, retirando Igor Julião e Claudemir, passando a jogar com dois pontas de lança.

Porém, a resposta do FC Porto foi de pura eficácia: Pepê no lançamento longo, Taremi tocou para João Mário, que acelerou, foi á linha e cruzou para o mesmo Taremi finalizar de primeira, fazendo o 2-0 aos 86 minutos.

O Dragão respirou de alívio e Sérgio Conceição, de imediato, fez três alterações, chamando à última hora o jovem Vasco Sousa, para a estreia oficial na equipa principal, além de André Franco e Gonçalo Borges, descansando João Mário, Grujic e Galeno.

Destaques e estatística final do FC Porto-Vizela
Destaques e estatística final do FC Porto-VizelaOpta by Stats Perform

Com esta vitória, na ronda que antecede a visita a Alvalade para defrontar o Sporting, o FC Porto chega aos 45 pontos, mantendo a distância para o líder Benfica e, claro, os dois pontos de vantagem perante o SC Braga, terceiro classificado. Já o Vizela continua no 10.º lugar, com os mesmos 24 pontos com que fechou a primeira volta, a melho do clube no principal escalão do futebol português.

Homem do jogo Flashscore: Pepê (FC Porto)

A influência de Pepê no ataque do FC Porto
A influência de Pepê no ataque do FC PortoOpta by Stats Perform