Garcia gastou 56.17,60 minutos para cumprir as 10 especiais da prova minhota, deixando na segunda posição o italiano Andrea Verona (GasGas), a 32,10 segundos, com o britânico Steve Holcombe (Honda) em terceiro, a 33,27.
“O meu objetivo era começar a temporada com uma vitória e consegui alcançá-lo. Era algo que já perseguia há algum tempo, pois no ano passado não consegui. As condições (do percurso) eram difíceis, mas desfrutei bastante”, disse o vencedor do dia.
Na categoria feminina, Rachel Gutish (Sherco) fez história ao tornar-se na primeira piloto norte-americana a vencer uma corrida do Campeonato do Mundo de Enduro.
“Foi um dia longo e cansativo, mas aproveitei imenso. Não esperava vencer, pelo que ficar no primeiro lugar é um orgulho para mim”, disse Rachel Gutish.
Entre os portugueses, Luís Oliveira (Yamaha) foi o 12.º classificado da categoria Enduro 1 (motas até 250cc) e Frederico Rocha (Rieju) o 22.º nos juniores. Na classe Youth, Francisco Leite (Sherco) foi o 16.º classificado.
No domingo disputa-se o segundo dia de prova, com uma classificação independente, e 10 especiais num percurso a percorrer por três vezes.