Liberty Media não se conforma com apenas a Fórmula 1 e também quer comprar MotoGP

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Liberty Media não se conforma com apenas a Fórmula 1 e também quer comprar MotoGP
O MotoGP poderia assim mudar de proprietário.
O MotoGP poderia assim mudar de proprietário.EMMANUELE CIANCAGLINI/NurPhoto via AFP
O grupo norte-americano pretende aumentar a sua influência no mundo dos motores através de uma aquisição multimilionária segundo o Financial Times.

A Dorna Sports, com sede em Madrid, possui os direitos do MotoGP e do campeonato de Superbike. É atualmente detida em 40% pelo fundo Bridgepoint e em 39% pelo Fundo de Investimentos do Regime de Pensões do Canadá, segundo o diário britânico. O resto do capital está nas mãos dos dirigentes da própria empresa. 

O acordo com a Liberty Media avalia a Dorna em mais de 4 mil milhões de euros, dívida incluída, segundo o jornal.

De acordo com o FT, que se baseia em fontes próximas do assunto, o QSI, o fundo soberano do Qatar que detém o Paris Saint-Germain, e a holding TKO Group, que agrupa as ligas americanas de luta livre profissional (WWE) e de artes marciais mistas (MMA), também estiveram em conversações com os proprietários da Dorna sobre a compra da empresa.

Esta aquisição, que daria ao grupo Liberty Media o controlo da Fórmula 1 e do campeonato de MotoGP, poderia, no entanto, ser objeto de um exame minucioso por parte das autoridades da concorrência.

O fundo CVC, que chegou a deter os mesmos dois campeonatos, foi forçado pela Autoridade Europeia da Concorrência a vender o campeonato de motociclismo em 2006, quando adquiriu a F1, que entregou à Liberty Media em 2017, como recorda o Financial Times.

Contactadas pela AFP, as partes não puderam ser contactadas ou não quiseram comentar o assunto.