Portugal x Uruguai: defesa Celeste mantém-se firme contra Ronaldo e companhia?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Portugal x Uruguai: defesa Celeste mantém-se firme contra Ronaldo e companhia?

O Uruguai eliminou Portugal no Mundial da Rússia
O Uruguai eliminou Portugal no Mundial da RússiaOpta by Stats Perform
Apenas pela quarta vez na história dos Campeonatos do Mundo, pelo menos cinco golos foram marcados após um primeiro tempo sem golos, quando Portugal venceu o Gana (3-2) no jogo de abertura do grupo H. No entanto, as manchetes foram mais uma vez roubadas pelo fenomenal Cristiano Ronaldo, desta vez pelas razões certas após a sua saída do Manchester United, tornando-se o primeiro jogador a marcar em cinco Mundiais diferentes ao ter convertido um penálti para abrir o marcador.

Descrito após o jogo pelo treinador português Fernando Santos como "um dos melhores jogadores de sempre", Ronaldo assistiu aos momentos finais a partir do banco, com Portugal a sobreviver a alguns momentos de tensão para garantir a vitória no primeiro jogo da fase de grupos pela primeira vez desde 2006. Portugal há muito que provou que precisa de algum tempo para se ambientar ao torneio, mas subsequentemente tem um forte registo no segundo jogo da fase de grupos dos Campeonatos do Mundo, ganhando quatro dos últimos cinco jogos (apenas um empate) com um resultado agregado de 16-2.

Porém, os golos podem não ser tão fáceis de marcar contra o Uruguai, que começou a sua campanha neste Mundial com um empate a zero contra a Coreia do Sul, num jogo em que não conseguiu produzir um único remate à baliza. Como consequência, os primeiros vencedores de um Campeonato do Mundo estão agora há 465 minutos sem sofrer um golo em fases de grupos de Mundiais, mantendo cinco jogos consecutivos sem sofrer, sendo o inglês Wayne Rooney o último jogador a marcar contra os uruguaios num jogo da fase de grupos em 2014.

Talvez isto não seja uma surpresa para os adeptos da Azul Celeste, com o Uruguai admiravelmente a impedir os seus adversários de marcar em oito dos dez jogos disputados em 2022. Nem mesmo o golo sofrido nos oitavos de final do Campeonato do Mundo de 2018, onde estas duas equipas enfrentaram-se, foi suficiente para a derrota, já que os dois golos da estrela uruguaia Edinson Cavani foram suficientes para o apuramento para os quartos de final, uma etapa que o Uruguai alcançou em duas das suas últimas três participações em Campeonatos do Mundo.

Jogadores a observar: João Félix tornou-se o jogador mais jovem a marcar no seu primeiro jogo por Portugal em Campeonatos do Mundo aos 23 anos e 14 dias no último jogo contra o Gana, que curiosamente viu outro jogador de 23 anos, Rafael Leão, a marcar na partida, embora Leão seja 153 dias mais velho. Entretanto, o guarda-redes uruguaio Sergio Rochet manteve um registo sem golos sofridos contra a Coreia do Sul - um feito que alcançou em seis das últimas sete partidas internacionais.

Estatística: Houve seis golos marcados a partir dos 80 minutos nas últimas quatro partidas de Portugal.

Curiosidades do Mundial: O recorde do cartão vermelho mais rápido da história dos Mundiais pertence ao central uruguaio José Batista, no Mundial-1986 (52 segundos). O defesa cometeu a falta aos 39 segundos e o árbitro demorou 13 segundos a mostrar o cartão.

Acompanhe o jogo no Flashscore

O jogo entre Portugal e Uruguai pode ser seguido através do Flashscore. Confira as principais estatísticas, acompanhe o relato e ouça os comentários em áudio, que iniciam cinco minutos antes do pontapé de saída do encontro. 

Acompanhe aqui as incidências do jogo

Acompanhe o relato áudio de mais uma partida de Portugal
Acompanhe o relato áudio de mais uma partida de PortugalFlashscore