Mais

Râguebi: Eddie Jones procura vingar-se de Inglaterra

Eddie Jones vai defrontar a sua antiga equipa, a Inglaterra, em Tóquio
Eddie Jones vai defrontar a sua antiga equipa, a Inglaterra, em TóquioAFP
Eddie Jones disse à Inglaterra, na quinta-feira, que "nunca se sabe o que pode acontecer num dia quente", enquanto planeia vencer a sua antiga equipa no início da sua segunda passagem como treinador do Japão.

O australiano nomeou os convocados para os jogos de teste de verão do Japão, que começam com um confronto contra a Inglaterra de Steve Borthwick no Estádio Nacional de Tóquio, a 22 de junho.

Jones levou a Inglaterra à final do Mundial-2019 antes de ser demitido em 2022 e retornar ao Japão após um período desastroso no comando da Austrália.

O treinador de 64 anos disse que estava a "sentir a paisagem" desde que começou a trabalhar no início do ano e que estava ansioso por enfrentar a Inglaterra.

"Sabemos o que eles vão trazer. Sabemos o que eles vão trazer: um forte jogo de chute, um forte jogo de bola parada", disse ele sobre a Inglaterra: "Vai ser um grande desafio para nós jogar contra eles, e teremos de jogar muito bem. Mas nunca se sabe o que pode acontecer num dia quente em Tóquio."

Jones estabeleceu como meta para o Japão chegar às meias-finais pela primeira vez no Mundial-2027, na Austrália.

Os japoneses foram eliminados na primeira fase do torneio do ano passado em França, sob o comando do antecessor de Jones, Jamie Joseph.

Jones disse que "todos os dias contam" enquanto se prepara para levar os seus jogadores para um campo de treino pela primeira vez.

"Nos primeiros seis meses de trabalho, observamos muito, aprendemos muito, falamos com os treinadores, assistimos ao maior número possível de jogos", atirou: "Ter os jogadores no campo, mesmo para um velho treinador como eu, vai ser muito emocionante."

Siga o Japão - Inglaterra no Flashscore

Depois de Inglaterra, Jones vai orientar um XV do Japão em dois jogos contra os Maori All Blacks antes de a equipa completa disputar jogos de teste em casa contra a Geórgia e a Itália em julho.

Jones nomeou 12 jogadores sem experiência numa equipa de 35 jogadores que inclui o veterano do Campeonato do Mundo Michael Leitch, de 35 anos. O avançado Kazuki Himeno, que foi capitão do Japão no Campeonato do Mundo do ano passado, vai falhar os jogos de verão devido a lesão.

"Sentimos a necessidade de jogar num estilo diferente, um estilo de jogo japonês", acrescentou Jones, dizendo que quer que a sua equipa jogue com ritmo: "Vamos implementar isso desde o primeiro dia. Obviamente, será difícil de aprender, mas queremos ver os primeiros sinais disso contra a Inglaterra."