Russos e bielorrussos podem participar nos Jogos Olímpicos como jogadores neutros, confirma a ITF

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Russos e bielorrussos podem participar nos Jogos Olímpicos como jogadores neutros, confirma a ITF

Sede da Federação Internacional de Ténis, em Londres
Sede da Federação Internacional de Ténis, em LondresReuters
Os tenistas russos e bielorrussos serão autorizados a participar nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris como neutros, confirmou a Federação Internacional de Ténis (ITF) esta quarta-feira.

A ITF disse que os jogadores da Rússia e da Bielorrússia serão autorizados a entrar "a título individual e neutro" se cumprirem os requisitos de seleção e elegibilidade, bem como os regulamentos do Comité Olímpico Internacional (COI).

"A decisão da ITF alinha-se com a maioria das Federações Internacionais (FI) no que diz respeito à competição individual e aos atletas que participam nos Jogos de Paris 2024 este verão", afirmou o organismo que rege o ténis mundial em comunicado.

Os russos e os bielorrussos foram proibidos de competir a nível internacional, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, para a qual a Bielorrússia foi utilizada como ponto de partida.

No entanto, em março do ano passado, o COI emitiu um conjunto de recomendações às federações desportivas internacionais para permitir o regresso dos atletas destes países.

Os atletas neutros competirão sem bandeiras, emblemas ou hinos. Os atletas que apoiam ativamente a guerra na Ucrânia não são elegíveis, nem os que têm contrato com as forças armadas russas ou bielorrussas.

Os jogadores de ténis já competem nos circuitos ATP/WTA como neutros.