Mais

Selecionador de hóquei em patins feminino quer quebrar jejum de 22 anos

Hélder Antunes, selecionador nacional de hóquei em patins feminino
Hélder Antunes, selecionador nacional de hóquei em patins femininoProfimedia
A seleção portuguesa feminina de hóquei em patins vai procurar quebrar um jejum de 22 anos no Campeonato da Europa de 2023, que vai decorrer em Olot, Espanha, entre segunda-feira e sábado.

“Vamo-nos apresentar em Olot na máxima força e com uma ambição destemida à procura de fazer história”, garantiu o selecionador luso Hélder Antunes, em declarações à agência Lusa.

Portugal não vence um campeonato europeu desde 2001 e nas últimas cinco competições ficou-se pelo segundo lugar, numa prova em que a Espanha tem sido hegemónica, conquistando as últimas seis edições.

Estamos há 22 anos em jejum e queremos regressar a esse título e vamos com muita vontade de vencer”, sublinhou Hélder Antunes, consciente das dificuldades que vai ter pela frente.

Sem medo da pressão de ganhar e “preparada para isso”, o selecionador nacional salientou que a equipa lusitana não é favorita, mas é “candidata ao título de campeão europeu”.

“Vamos sem medo de assumir que somos candidatos, jogando contra seleções muito fortes, mas somos também uma seleção forte e temos de assumir isso dentro de campo”, sublinhou.

O treinador garantiu que “uma coisa é certa: os portugueses podem ter como garantia que estas mulheres guerreiras, que representam o expoente máximo feminino em Portugal, vão transportar essa vontade dentro de campo, em cada jogo, contra qualquer adversário”.

Embora reconheça Espanha e Portugal como mais favoritas ao cetro, Hélder Antunes alertou para as dificuldades que outras seleções podem criar, como a Itália, “que é um histórico que está sempre nas lutas com Portugal e Espanha”.

“Há também uma Suíça que pode aparecer a surpreender e uma Alemanha que vem consolidando um trabalho que já mostrou no último mundial, não descurando também a Inglaterra que vem com algumas atletas que estiveram na final do Europeu de sub-17”, especificou.

Depois de um estágio de duas semanas em Ventosa do Bairro, na Mealhada, distrito de Aveiro, a seleção nacional feminina viaja este fim de semana para Olot, onde inicia na segunda-feira a competição contra o conjunto espanhol.

Portugal integra o grupo A, juntamente com as seleções de Espanha, Itália e França, enquanto o grupo B é constituído por Inglaterra, Suíça e Alemanha.

A final da competição está agendada para o próximo sábado.