Sevilha e Espanhol mostram-se "preocupados, indignados e alarmados" com o caso Barçagate

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sevilha e Espanhol mostram-se "preocupados, indignados e alarmados" com o caso Barçagate
Os factos estão a ser investigados pelo Ministério Público
Os factos estão a ser investigados pelo Ministério PúblicoAFP
O Sevilha foi um dos clubes que expressou oficialmente a sua "preocupação e indignação" pelo caso "Enríquez Negreira", também conhecido como o novo "Barçagate". O clube espera que, tanto a RFEF como a LaLiga, cheguem ao fundo da questão, a fim de limpar a imagem do futebol espanhol.

O comunicado do Sevilha FC é de uma organização que está perturbada com tudo o que foi descoberto na última semana relativamente às enormes quantias de dinheiro que o Barcelona pagou ao antigo vice-presidente do Comité Técnico de Árbitros e, anteriormente, a um árbitro da Primeira Divisão ligado à Associação Catalã. 

Estes factos estão a ser investigados pelo Ministério Público e lançaram dúvidas sobre a limpeza do futebol espanhol devido a uma relação entre o Barça e Enríquez Negreira que pode ter envolvido um grave conflito de interesses. 

Como tal, o clube de Nervión esperou alguns dias para se inteirar sobre este assunto e emitir a sua opinião, expressa na seguinte declaração publicada no seu site. 

"Alguns dias depois do chamado "Caso Negreira" ter chegado à opinião pública, o Sevilha FC vem expressar a sua preocupação e indignação com a informação que tem sido publicada diariamente nos meios de comunicação social, deixando claro que é absolutamente necessário ir ao fundo da questão a fim de esclarecer o que aconteceu e, se necessário, determinar as responsabilidades apropriadas.

A gravidade dos factos conhecidos até à data, que põem em causa ou criam dúvidas sobre a integridade das competições de futebol espanhol, leva também o Sevilha FC a solicitar publicamente que a Liga e a RFEF, como os mais altos representantes do futebol espanhol, sendo a RFEF também a mais alta autoridade responsável pelo conselho de árbitros, promovam e participem em todos os procedimentos que possam surgir deste caso, uma vez concluída a investigação.

Finalmente, é desejo do Sevilha FC afirmar que, para além dos clubes e das suas instituições, os adeptos de todas as equipas merecem respeito, sendo responsabilidade dos dirigentes promover o contexto necessário para que a honestidade das competições em que participamos nunca seja posta em causa".

Espanhol mostra-se "alarmado"

Depois do Sevilha, o Espanhol, a outra grande equipa de Barcelona, mostrou a sua indignação em comunicado.

"O RCD Espanhol de Barcelona está alarmado com a informação publicada em vários meios de comunicação social em relação ao chamado "caso Negreira". Embora ainda esteja em fase de investigação, as possíveis implicações do que foi publicado para a nossa competição, os clubes que a compõem e os organismos afetados são tão graves que exigem uma ação excepcional para esclarecer o que realmente aconteceu e, quando apropriado, para esclarecer as respetivas responsabilidades a nível nacional e/ou internacional.

No RCD Espanyol sempre defendemos o cumprimento escrupuloso da lei e dos procedimentos estabelecidos e, neste sentido, instamos os organismos e instituições competentes a tratarem o assunto com a celeridade e a exemplaridade que corresponde a um caso que põe em causa a reputação do nosso futebol a nível internacional.

Recentemente, o nosso clube foi afetado por uma resolução de natureza diferente que, na nossa opinião, prejudicou o normal funcionamento da nossa competição, para além dos danos causados diretamente ao nosso clube. Assim, com o respeito que os nossos adeptos exigem e merecem, hoje apelamos aos restantes clubes e organizações para que dêem um passo em frente na defesa do bom funcionamento e do bom nome do nosso futebol".