Sol abrilhantou os triunfos de Tsitsipas e Swiatek no Open da Austrália

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sol abrilhantou os triunfos de Tsitsipas e Swiatek no Open da Austrália
Stefanos Tsitsipas venceu e destacou o bom tempo sentido em Melbourne
Stefanos Tsitsipas venceu e destacou o bom tempo sentido em MelbourneAFP
Stefanos Tsitsipas e Iga Swiatek brilharam e asseguraram a passagem à próxima ronda da competição, num dia em que a normalidade regressou a Melbourne depois de problemas de programação, mau tempo e várias surpresas.

O terceiro cabeça-de-série e teoricamente o principal favorito ainda em prova no quadro masculino, Tsitsipas, bateu o holandês Tallon Griekspoor por 6-2, 7-6(5) e 6-3.

"Acho que o meu serviço foi excecional, não houve muitas séries de pancadas nos meus jogos de serviço, o que ajudou bastante. Consegui manter as coisas simples e desfrutei do bom tempo. Que excelente dia para se jogar ténis, não é?", destacou o tenista grego. 

Tsitsipas ainda não perdeu qualquer set no major australiano, numa altura em que procura o seu primeiro título Grand Slam. As saídas precores de Rafael Nadal e Casper Ruud, bem como a incerteza quanto ao estado físico de Novak Djokovic parecem alavancar a probabilidade de sucesso.

Contudo, Griekspoor ainda ameaçou manchar o atual registo do grego, que se viu obrigado a salvar um ponto de set antes de fechar o segundo parcial e, depois, o terceiro, garantindo um triunfo confortável em plena Rod Laver Arena.

Apoiado por um largo número de adeptos, muitos deles gregos de Melbourne, cidade que tem a maior comunidade de pessoas daquela nacionalidade fora da Grécia e do Chipre, Tsitsipas vai agora defrontar o italiano Jannik Sinner, que recuperou de um mau começo para se superiorizar a Marton Fucsovics por 4-6, 4-6, 6-1, 6-2 e 6-0.

A principal favorita à conquista do título, Iga Swiatek, revelou também forte domínio diante da espanhola Cristina Bucsa, sobre a qual levou a melhor por 6-0 e 6-1. A polaca mantém-se em prova e tenta adicionar mais um troféu ao seu palmarés, depois de duas conquistas em Roland Garros e uma no Open dos Estados Unidos.

"Há alguns anos, cheguei à quarta ronda e estava exausta. Agora, sinto que estou no lugar certo. Espero continuar a jogar de forma sólida e que possa disputar muitos mais jogos aqui", vincou a número um mundial, que terá pela frente a campeã de Wimbledon, Elena Rybakina, que deixou para trás Danielle Collins por 6-2 5-7 e 6-2.

Jessica Pegula, por seu lado, não sentiu grandes dificuldades para fechar o encontro frente a Marta Kostyuk, por 6-0 e 6-2, confirmando a sua sétima vitória consecutiva em 2023, já depois de uma derrota perante Petra Kvitova na United Cup.

A sétima cabeça-de-série, Coco Gauff, vacilou em dois match points e, de seguida, cometeu uma dupla falta antes de acalmar os nervos para salvar um break point e eliminar Bernarda Pera, por 6-3 e 6-2.

Mackenzie McDonald, que afastou Nadal da competição, cedeu por 7-6(6), 6-3 e 6-2 no frente-a-frente com o japonês Yoshihito Nishioka, que chega pela primeira vez à segunda semana de um torneio Grand Slam.

Barbora Krejcikova, antiga campeã de Roland Garros e presença nos quartos de final em Melbourne, no ano passado, conseguiu também triunfo tranquilo, por 6-2 e 6-3, sobre Anhelina Kalinina, tendo marcado encontro com Pegula.

Por fim, Félix Auger Aliassime avançou para a ronda seguinte com uma vitória por 6-1, 3-6, 6-1 e 6-4 frente a Francisco Cerundolo.