Surpresas do fim-de-semana de acordo com os dados: Clermont, Maiorca e Ujpest

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Surpresas do fim-de-semana de acordo com os dados: Clermont, Maiorca e Ujpest
Maiorca já surpreendeu Real, Atlético, Villarreal, Real Sociedad e quer agora bater o Betis
Maiorca já surpreendeu Real, Atlético, Villarreal, Real Sociedad e quer agora bater o Betis
Profimedia
Quem vai ganhar? A questão-chave que todos os adeptos de futebol e os especialistas de todo o mundo enfrentam diariamente. A maior parte das vezes, por+em, veem-se guiados pelos sentimentos e as suas próprias impressões, mais do que por números inquestionáveis. A resposta certa a essa questão por, muitas vezes, ser tremendamente valiosa. Especialmente se for um favorito a escorregar. É por isso que, todas as sextas-feiras, o Flashscore, em parceria com uma equipa de analistas da empresa de dados checa 11Hacks, apresenta-lhe as análises dos jogos onde os números sugerem que uma surpresa pode mesmo acontecer.

Montpellier x Clermont Foot

Na 28.ª jornada da Ligue 1, o Montpellier recebe o Clermont Foot para um duelo entre o 13.º e o 12.º classificados do campeonato francês. O Montpellier está apenas a um ponto do seu adversário e, de acordo com os apostadores e as odds, parte como favorito para este duelo, na condição de visitado.

Este estatuto de favorito deve-se, por exemplo, ao facto de nos últimos cinco jogos os comandados de Michel Der Zakarian, que chegou ao clube no início de fevereiro, não terem perdido uma única vez e só terem deixado pontos no empate com a grande surpresa da prova, o Lens. O Clermont Foot, por outro lado, soma apenas uma vitória nas últimas oito jornadas.

Porém, enquanto o Montpellier teve jogos teoricamente acessíveis, o Clermont mediu forças. neste fase, com Lille, Mónaco, Marselha, Rennes e Lens, equipas que estão entre o segundo e o sexto lugar da tabela classificativa.

Além disso, a análise dos dados mostra-nos um confronto marcado pelo equilíbrio, começando desde logo no desempenho defensivo. Os modelos matemáticos mostram que, de acordo com a qualidade das oportunidades permitidas, o Clermont deveria ter 38 golos sofrido nesta altura. Porém, soma apenas 30.

Uma das razões para este facto passa pelo desempenho de Mory Diaw, guarda-redes que está nesta altura no topo dos melhores da sua posição em França. Um guarda-redes médio, da Ligue 1, teria deixado entrar mais seis golos que o guarda-redes do Clermont Foot.

Eixo X - golos sofridos acima do valor esperado; Eixo Y - golos sofridos acima do valor esperado
11Hacks

Na tabela de pontos esperados, mética que combina a qualidade das oportunidades permitidas e das oportunidades concedidas, o Montpellier surge com uma vantagem de dois pontos em relação ao Clermont Foot, graças ao seu desempenho ofensivo ligeriamente melhor. Além disso, o Clermont sofre do facto dos seus jogadores terem já desperdiçado um maior número de boas oportunidades de golo. Porém, têm várias armas que podem utilizar em seu proveito.

Uma delas é, olhando aos dados, as bolas paradas. O Clermont cria um grande volume de cantos e livres diretos. Em termos de golos esperados nessas situações, apenas cinco equipas do campeonato surgem em melhor posição. Além disso, o Montpellier não se destaca na defesa das bolas paradas - são apenas o 16.º em termos de xG permitido a partir desses esquemas táticos e têm, igualmente, uma taxa de sucesso em bolas aéreas defensivas abaixo da média do campeonato francês.

xG a partir das bolas paradas
11Hacks

Além disso, o Montpellier não deve estar satisfeito pela forma como o Clermont Foot cria as suas oportunidades. A análise dos passes mostra-nos que os remates mais perigosos do Clermont surgem através de centros a partir das laterais, destacando-se também nas situações em que levam a bola até à área e tentam, depois, encontrar um companheiro de equipa para a finalização, através de passe curto. E são exatamente estes os dois tipos de passes a partir dos quais o Montpellier está a criar mais oportunidades de golo esta época.

Golos marcados e golos esperados na Ligue1
11Hacks

Betis x Maiorca

O Maiorca, 10.º classificado da LaLiga, tirou pontos à Real Sociedad, que ocupa o quarto lugar da tabela, na última ronda do campeonato espanhol. E tentará agora repetir a façanha diante do Betis, quinto classificado.

A equipa orientada por Javier Aguirre destaca-se, sobretudo, por uma defesa sólida, que na atual temporada tem resistido aos adversários mais complicados. 

Em termos de qualidade e frequência de oportunidades de golo permitidas, o Maiorca é mesmo a quarta melhor defesa da LaLiga, apenas atrás de Barcelona, Real Madrid e Athletic Bilbao.

Golos esperados permitidos na LaLiga em 2022/2023
11Hacks

Enquanto o Betis procura, sobretudo, jogar no erro diante de blocos defensivos profundos, o Maiorca destaca-se no campeonato pelo número de faltas cometidas. Mesmo com este estilo de jogo que pode desagradar, o Maiorca já venceu, esta temporada, para o campeonato, os dois clubes de Madrid e cometeu a proeza de vencer, tanto em casa como fora, o favorito Villarreal.

De acordo com a métrica dos pontos esperados líquidos, o Maiorca devia mesmo estar em oitavo lugar na tabela, com uma vantagem de dois pontos sobre o Betis.

Os dados mostram que a equipa de Javier Aguirre defende muito bem os espaços dentro da sua área. Em comparação com a média da LaLiga, o Maiorca tem uma percentagem significativamente mais elevada de sucesso no corte de passes dentro desse espaço.

Portanto, o Betis encontrará bem mais dificuldades em entrar nos espaços da área do Maiorca e, embora num grau menor, terá igualmente menos sucesso nos passes em profundidadde, dois tipos de situações que os tornaram numa equipa perigosa esta temporada.

O Betis é igualmente perigoso no contra-ataque mas encontra agora um Maiorca que é perito a defender esse tipo de lances. De resto, apenas uma outra equipa na LaLiga tem um xG mais baixo a defender contra-ataques: o Real Madrid.

Este jogo pode mesmo vir a ser decidido através das bolas paradas. O Betis é a terceira pior equipa o campeonato a defender, sendo que o goleador Vedat Muriqi, bem como os defesas Raíllo e Copet, são os destinatários mais frequentes na cobrança de cantos e livres cobrados pelo Maiorca.

Golos esperados na LaLiga
11Hacks

Puskas x Ujpest

O Ujpest é a equipa com a maior dose de azar na atual edição da Liga da Hungria. De acordo com o modelo de pontos esperados, o Ujpest devia ter ganho mais dez pontos até agora, o que significaria que estaria no segundo lugar da tabela, atrás do Ferencvaros.

A realidade, porém, é outra. O Ujpest está em nono lugar, apenas com mais três pontos em relação à primeira das equipas que está na zona de descida de divisão. Ao mesmo tempo, porém, estão a apenas sete pontos de uma posição europeia.

Pontos esperados na temporada 2022/2023
11Hacks

O Ujpest tem praticamente a mesma qualidade na defesa do que o líder Ferencvaros, em termos de xG permitidos (e ligeiramente melhor que o Puskas), mas com 22 golos esperados sofridos, a verdade é que o Ujpest já encaixou 34. 

Enquanto o guarda-redes Djordje Nikolic sofreu mais golos que o esperados, também foi buscar a bola ao fundo das redes em lances que nada podia fazer, tamanha a qualidade das ocasiões criadas.

De acordo com a tal "tabela da verdade", o Puskas, quarto classificado do campeonato, devia ter menos dois pontos que o seu adversário. E está, atualmente, a apenas um ponto dos lugares europeus.

Em termos de golos esperados criados, ambas as equipas estão quase ao mesmo nível. E o mesmo acontece no número de golos marcados.

Os pontos fortes do Ujpest estão nas bolas paradas, nas quais apenas o Paksi e Zalaegerszegi conseguiram marcar mais golos. Já o Puskas tem o segundo maior xG permitido e o segundo maior número de golos marcados, bem como uma baixa taxa de sucesso no jogo aéreo, em todas as áreas do campo.

O Puskas está, atualmente, a conceder um grande número de oportunidades de golo a partir do seu lado esquerdo (a direita do adversário), sendo que o Ujpest, por outro lado, está a criar os melhores ataques através... do seu flanco direito.

Devido à fragilidade no jogo aéreo, o Puskas tem sofrido vários centros para a sua área, uma das armas fortes do Ujpest.