Tal pai, tal filho: Thibay Nys soma a terceira vitória no cyclocross

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tal pai, tal filho: Thibay Nys soma a terceira vitória no cyclocross

Com a única vitória de Thibau e as nove vitórias de Sven, a família Nys já ganhou o Koppenbergcross um total de 10 vezes.
Com a única vitória de Thibau e as nove vitórias de Sven, a família Nys já ganhou o Koppenbergcross um total de 10 vezes.AFP
O jovem Thibau Nys obteve a sua terceira vitória da época de ciclocross na quarta-feira, ao vencer a prestigiada Koppenbergcross, parte da série X2O Badkamers Trofee. Venceu a concorrência em condições lamacentas e segue as pisadas do seu pai Sven Nys.

O ciclocross tem realmente uma nova estrela. Apesar de ter caído nas suas duas últimas corridas, primeiro na ronda Superprestige em Overijse e, mais recentemente, na corrida da Taça do Mundo de domingo em Maasmechelen, Thibau Nys, de 20 anos, sublinhou na quarta-feira que é um homem de futuro nesta notável disciplina do ciclismo.

O belga venceu o prestigiado Koppenbergcross, que foi organizado pela primeira vez em 1988. O percurso inclui uma volta sobre os lendários paralelepípedos da subida de Koppenberg, na aldeia de Melden, perto de Oudenaarde.

Nys continua a seguir as pisadas do pai, pois nenhum ciclista venceu o Koppenbergcross, parte do X2O Badkamers Trofee, mais vezes do que a lenda de 47 anos, o Canibal de Baal Sven Nys. 22 anos depois de Sven Nys ter derrotado o rival Richard Groenendaal para conquistar a sua primeira de nove vitórias no Koppenbergcross, o filho seguiu-lhe o exemplo.

No entanto, esta quarta-feira foi quase tanto uma corrida de trail como uma corrida de ciclocross. Um percurso extremamente lamacento dificultou as condições e foi quase tão comum ver os pilotos com as suas bicicletas sobre os ombros como vê-los no selim.

Foi uma ronda de ciclocross invulgarmente enlameada a que os pilotos de partida foram sujeitos na quarta-feira na edição deste ano do Koppenbergcross.
Foi uma ronda de ciclocross invulgarmente enlameada a que os pilotos de partida foram sujeitos na quarta-feira na edição deste ano do Koppenbergcross.Jasper Jacobs/Belga Mag/Belga via AFP

Por isso, não foi preciso muito para fazer a diferença, porque até os mais pequenos erros podiam ser aproveitados pelos concorrentes, e houve muitos erros na edição de quarta-feira do Koppenbergcross, que foi também a primeira ronda do X2O Badkamers Trofee deste ano.

Vários dos grandes nomes, incluindo o atual campeão europeu Michael Vanthourenhout e o vice-campeão da época passada no X2O Badkamers Trofee, o neerlandês Lars van der Haar, tiveram um mau começo na exigente subida de Koppenberg, mas Eli Iserbyt estava a voar desde o início.

O belga de 26 anos, como tantos outros, teve problemas e, de repente, o relativamente pouco conhecido Lander Loockx, da TDT-Unibet Cycling Team, estava na frente. No entanto, foi perseguido pela dupla do Baloise-Trek Lions, Thibau Nys e Pim Ronhaar, e não demorou muito até Nys ficar sozinho na frente.

Ao longo das cinco voltas, o belga aumentou a sua vantagem para cerca de 20 segundos e, atrás dele, o colega de equipa Lars van der Haar lutava com Eli Iserbyt pelo segundo lugar. O experiente neerlandês acabou por vencer essa batalha, dando ao Baloise-Trek Lions uma vitória dupla.

Eli Iserbyt acabou por ficar em quarto lugar, à frente do britânico Cameron Mason, que fez uma corrida fantástica e bateu até o campeão europeu Michael Vanthourenhout, que no domingo teve de desistir da Taça do Mundo em Maasmechelen, que foi ganha por Lars van der Haar. Uma vez que a classificação geral do X2O Badkamers Trofee, ao contrário da Taça do Mundo e do Superprestige, se baseia no tempo e não nos pontos, Thibau Nys garantiu um bom ponto de partida com a sua vitória na quarta-feira.

Não é de surpreender que Sven Nys seja também o piloto mais vitorioso de sempre da classificação geral do X2O Badkamers Trofee, onde Thibau Júnior vai agora tentar seguir as pisadas do pai. A próxima ronda da série terá lugar a 25 de novembro no Urban Cross em Kortrijk, mas antes disso há várias outras corridas, incluindo o Campeonato da Europa em Pontchâteau, França, no próximo fim de semana.