Tamberi e os Campeonatos Europeus de Roma: "Tenho de ganhar o ouro"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tamberi e os Campeonatos Europeus de Roma: "Tenho de ganhar o ouro"
Gianmarco Tamberi, atleta italiano de salto em altura
Gianmarco Tamberi, atleta italiano de salto em alturaProfimedia
A porta-bandeira de Itália nos Jogos Olímpicos de Paris, Gianmarco Tamberi, encara os Campeonatos da Europa de junho próximo, em Roma (7-12 no Estádio Olímpico e no Parque Foro Itálico), como uma etapa emocionante da época.

"O Estádio Olímpico é mágico, tenho de ganhar o ouro", afirmou Gianmarco Tamberi, depois de ter sido nomeado porta-bandeira de Itália nos Jogos Olímpicos de Paris e antes dos Campeonatos da Europa de junho próximo, em Roma (7-12 no Estádio Olímpico e no Parque Foro Itálico).

"Tenho de ganhar e confirmar a medalha de ouro de há dois anos", afirmou o capitão italiano, que foi escolhido, juntamente com a esgrimista Arianna Errigo, como representante do desporto italiano na cerimónia de abertura dos Jogos, a 26 de julho.

Os Campeonatos da Europa em Roma serão o ensaio geral para Paris para o atual campeão olímpico, mundial e europeu, que está determinado a tornar-se o primeiro atleta da história a triunfar em duas edições consecutivas dos Jogos Olímpicos no salto em altura, mas também a reafirmar a sua supremacia a nível europeu, depois de já ter celebrado em duas ocasiões a nível continental, em Amesterdão-2016 e Munique-2022.

"Embora ainda não esteja em plena forma, a magia do Estádio Olímpico poderá ajudar-me onde a minha preparação não chega", afirmou Tamberi.

A final do salto em altura está marcada para terça-feira, 11 de junho, mas a qualificação na plataforma começa no domingo.

O italiano, que completará 32 anos a 1 de junho, voltará a competir em Itália após dois anos: está desaparecido desde os Assoluti di Rieti em junho de 2022.