Paris-2024: Gianmarco Tamberi e Arianna Errigo vão ser os porta-bandeiras de Itália

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Paris-2024: Gianmarco Tamberi e Arianna Errigo vão ser os porta-bandeiras de Itália
Gianmarco Tamberi, atleta olímpico italiano de salto em altura
Gianmarco Tamberi, atleta olímpico italiano de salto em alturaProfimedia
A escolha foi anunciada esta segunda-feira no Conselho Nacional pelo presidente do Coni, Giovanni Malagò.

Gianmarco Tamberi é um dos dois porta-bandeiras de Itália na cerimónia de abertura dos Jogos de Paris-2024, prevista para 26 de julho. Arianna Errigo será a outra porta-bandeira.

A decisão foi anunciada no Conselho Nacional pelo presidente do Coni, Giovanni Malagò.

"Não podia receber melhores notícias"

"Hoje não podia receber melhor notícia, representar a expedição italiana nos Jogos de Paris-2024 enche-me de orgulho", afirmou, em declarações à ANSA, o porta-bandeira da Itália em Paris-2024, Gianmarco Tamberi, que acrescentou: "Estou a viver um sonho".

"Reconheço que nem sempre consegui representar todos os italianos ao longo dos anos, mas também acredito que conseguir fazê-lo mantendo a autenticidade é extremamente complexo. O que sei, com mais certeza ainda, é que sempre dei tudo de mim ao desporto, colocando-o à frente de tudo o resto na minha vida", disse ainda Tamberi.

"Tentei ser um capitão digno do seu papel. Alguém que pudesse apoiar o mais possível os seus companheiros de equipa mais jovens nos momentos difíceis, tentando criar um grupo forte e, acima de tudo, unido. Estava preparado para a ideia de que a escolha recaísse sobre o Greg", referiu Tamberi, referindo-se à candidatura de Paltrinieri, "um atleta e um amigo por quem tenho uma enorme estima. As únicas palavras que me viriam à cabeça se esta tivesse sido a escolha final seriam: 'Estou orgulhoso de ter um líder como ele em Paris'".

"Espero do fundo do coração poder estar à altura deste papel para a Itália e prometo que farei tudo o que estiver ao meu alcance para o ser", disse ainda o atleta olímpico de salto em altura.

"Um profundo agradecimento ao Presidente Giovanni Malagò, à direção do Coni e ao Conselho Nacional, pela confiança depositada em mim e por devolverem este importante papel ao atletismo italiano após 32 longos anos. Estou a viver um sonho", concluiu.

Errigo: "O meu coração está a transbordar de alegria"

"Porta-bandeira de Paris 2024 juntamente com Gianmarco Tamberi! O meu coração está a rebentar de alegria! Sabem quando não acreditamos mesmo depois de nos terem dito? Obrigado Giovanni e obrigado a todo o conselho do Coni por acreditarem em mim. Gimbo, será uma honra desfilar ao teu lado!", escreveu a esgrimista italiana Arianna Errigo nas redes sociais, comentando a sua nomeação para porta-bandeira nos próximos Jogos Olímpicos de Paris.