Duplantis, recordista mundial do salto com vara, vai de novo ao Golden Trot

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Duplantis, recordista mundial do salto com vara, vai de novo ao Golden Trot
Duplantis regressa ao Golden Trot
Duplantis regressa ao Golden TrotProfimedia
O recordista mundial do salto com vara, Armand Duplantis (24 anos), vai voltar a participar no Golden Trot. Os campeões olímpicos italianos Marcell Jacobs (29) e Gianmarco Tamberi (31) também irão a Ostrava para a prova de categoria ouro do Continental Tour, a 28 de maio. Os organizadores fizeram este anúncio numa conferência de imprensa, esta quinta-feira.

O campeão olímpico e atual campeão do mundo, Armand Duplantis, que venceu os campeonatos do mundo de pista coberta em Glasgow, no fim de semana passado, após uma dura batalha, vai competir no Golden Trot pela terceira vez. No ano passado, venceu com 612 centímetros e fez o primeiro salto de seis metros em território checo. 

"Estou entusiasmado por estar de volta a Ostrava. No ano passado, estava em grande forma e espero que desta vez seja ainda melhor", disse Duplantis, numa mensagem em vídeo.

Tamberi, co-vencedor da prova de salto em altura nos Jogos Olímpicos de 2021, em Tóquio, e atual campeão mundial de Budapeste, também tem experiência no Estádio Municipal de Vítkovice. Foi terceiro classificado no Golden Terrier em 2020 e venceu-o no ano anterior, com uma prestação de 230 centímetros.

"Estou muito ansioso. Adoro o ambiente, adoro a pista, adoro o clima. É um ano olímpico e vamos dar tudo por tudo para chegar às alturas", afirmou, igualmente numa mensagem vídeo.

Espera-se que o campeão olímpico dos 100 metros Jacobs faça a sua estreia no Golden Trot.

"Não quero perder a oportunidade de correr diante de um público tão caloroso numa pista muito rápida", disse o velocista de 29 anos.

Nas duas últimas épocas, o velocista não deu seguimento ao seu surpreendente triunfo em Tóquio, devido a problemas de saúde. Não participou nas meias-finais dos Campeonatos do Mundo de 2022 devido a uma lesão e caiu nas meias-finais dos 100 metros nos campeonatos do ano passado, em Budapeste.

O lançamento do dardo é tradicionalmente um dos pontos altos do evento. Os organizadores já confirmaram a participação do medalhista de bronze dos últimos Campeonatos do Mundo e vencedor da Liga Diamante, Jakub Vadlejch, cujo treinador, Jan Železný, é o diretor do evento.

As mulheres não devem perder a atual melhor lançadora de dardo do mundo, a japonesa Haruka Kitaguchi, a cargo do treinador checo David Sekerák.

Após 13 anos, os 100 metros femininos regressam aos Golden Trials. Nela vai participar a velocista polaca Ewa Swoboda, a sexta mulher do Campeonato do Mundo de 2023, e a nova recordista checa dos 60m, Karolína Maňasová, deverá apresentar-se perante o público da casa.