Osaka cai no primeiro obstáculo em Abu Dhabi após derrota de Collins (0-2)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Osaka cai no primeiro obstáculo em Abu Dhabi após derrota de Collins (0-2)

Osaka tem tido dificuldades desde o seu regresso ao ténis
Osaka tem tido dificuldades desde o seu regresso ao ténisAFP
O regresso de Naomi Osaka ao circuito foi mais um obstáculo, com uma derrota por 7-5 e 6-0 para a ex-número sete mundial Danielle Collins na primeira ronda do Open de Abu Dhabi, na terça-feira.

Osaka, de 26 anos, regressou no mês passado depois de uma ausência de 15 meses, durante a qual deu à luz o seu primeiro filho, Shai, mas tem tido sorteios complicados e perdeu três dos quatro jogos que disputou até agora.

Apesar de um primeiro set renhido, em que ambas as jogadoras serviram muito bem, Osaka teve dificuldades nos seus jogos de serviço no segundo set e não conseguiu converter nenhuma das suas seis oportunidades de break point, caindo perante a qualifier americana em uma hora e 23 minutos.

"Sei que ainda só faltam alguns jogos para o regresso, mas acho que ela está a jogar bem", disse Collins, que está atualmente na 71.ª posição do ranking mundial.

"Ela jogou um bom primeiro set e estava a servir muito bem e a fazer coisas muito boas em campo. Tenho a certeza de que, nesta altura, está apenas a recuperar a confiança, a ganhar mais jogos e a voltar à rotina dos torneios, o que pode ser um desafio, mas achei que ela jogou bem no geral".

A japonesa Osaka venceu os seus três primeiros encontros com Collins, mas perdeu o mais recente em Abu Dhabi, uma derrota em sets diretos para a americana na primeira ronda do Open dos EUA de 2022.

Em condições ventosas na capital dos Emirados Árabes Unidos, nenhuma das jogadoras foi incomodada no serviço desde o início, com o primeiro deuce da competição a chegar no 10.º jogo, quando Collins serviu para se manter no set, mas a americana sacudiu a pressão para segurar por 5-5.

Collins criou a primeira oportunidade de break point do encontro no 11.º jogo e converteu a sua segunda oportunidade para se adiantar por 6-5.

Apesar de ter cometido um par de duplas faltas, Collins conseguiu fechar o quadro no seu quarto set point para assumir a liderança em 54 minutos.

Rybakina é a próxima

Cada jogadora perdeu apenas dois pontos no seu primeiro serviço no primeiro set, mas foi Collins que aproveitou as suas oportunidades e, com o vento a favor, a antiga finalista do Open da Austrália rapidamente conseguiu um triplo break de 5-0 contra Osaka no segundo set.

Osaka tentou reduzir a desvantagem, mas Collins jogou de forma impecável nos pontos de break, salvando todos os seis que enfrentou no seu caminho para um encontro da segunda ronda com a primeira cabeça de série Elena Rybakina.

Osaka deverá voltar ao court em Abu Dhabi ainda esta terça-feira para se juntar à tunisina Ons Jabeur em pares contra a dupla chinesa Zheng Saisai e Wang Xinyu.

Collins, de 30 anos, anunciou que esta será a sua última época em digressão.

No Open da Austrália, derrotou a tricampeã Angelique Kerber antes de cair perante a número um mundial Iga Swiatek na segunda ronda.

Em Abu Dhabi, recebeu mais duas campeãs de Grand Slam, Osaka e Rybakina, vencedora de Wimbledon em 2022.

Collins disse que o facto de querer viver uma vida normal, longe das constantes viagens e da rotina diária da digressão, foi a principal razão que a levou a decidir retirar-se no final desta época.

"Nesta altura, sinto que estou pronta para o próximo capítulo e estou muito entusiasmada com isso. Precisava de ter uma data final e isso dá à minha família e amigos a possibilidade de me virem apoiar em alguns torneios finais. Acho que isso vai ser muito especial", disse a jogadora da Florida.