Open da Austrália: 10 das estatísticas mais interessantes no quadro masculino

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Open da Austrália: 10 das estatísticas mais interessantes no quadro masculino

Os dois jogadores mais bem sucedidos do Open da Austrália
Os dois jogadores mais bem sucedidos do Open da AustráliaProfimedia
A 56.ª edição do Open da Austrália está prestes a começar e, para lhe abrir o apetite, veja 10 das estatísticas mais interessantes sobre o quadro masculino do torneio.

O fim de uma era

Federer e Nadal têm sido os grandes protagonistas em Melbourne
Federer e Nadal têm sido os grandes protagonistas em MelbourneProfimedia

Com a desistência de Rafael Nadal do evento, este será o primeiro sorteio principal de singulares masculinos no Open da Austrália sem Nadal ou Roger Federer desde 1999.

O centurião solitário

Roger Federer foi o jogador que venceu mais jogos de singulares masculinos no Open da Austrália, terminando a sua carreira com um registo de 102-15. Federer é o único jogador a ter vencido 100 ou mais partidas no evento, com Novak Djokovic em segundo lugar, com 89.

O domínio de Djokovic na Austrália

Na Era Open, Djokovic detém a maior percentagem de vitórias em singulares masculinos no torneio da Austrália, com uma percentagem de vitórias de 91,8%. Djokovic é um dos três jogadores a ter uma taxa de 90% ou mais em singulares masculinos, juntamente com Jimmy Connors (91,7%) e Andre Agassi (90,6%) - mínimo de 10 jogos.

Caso vença o duelo da primeira ronda, Djokovic tornar-se-á apenas no segundo jogador na Era Open a disputar 200 jogos do Grand Slam em piso duro, depois de Roger Federer (221).

Stan the Man

Desde que Marat Safin venceu o Open da Austrália em 2005, só um jogador fora dos Três Grandes (Nadal, Federer e Djokovic) é que venceu o torneio masculino: Stanislas Wawrinka, derrotando Nadal na final de 2014.

Sempre a dama de honor, nunca a noiva

Andy Murray foi o jogador que participou no maior número de finais no Open da Austrália sem vencer na Era Open, perdendo nas cinco ocasiões - 2010, 2011, 2013, 2015, 2016. É o único jogador da Era Open a participar em cinco ou mais finais de singulares masculinos num único evento de Grand Slam sem vencer.

Murray tem caído sempre no último obstáculo
Murray tem caído sempre no último obstáculoProfimedia

A geração perdida

Daniil Medvedev é o único tenista no top-10 do ranking com idade entre os 27 e os 35 anos. E um de três no top 15.

The Kids are alright

É a primeira vez que dois ou mais jogadores com menos de 23 anos (Carlos Alcaraz e Janik Sinner) são cabeças-de-série no sorteio de singulares masculinos do Open da Austrália desde 2010 (Novak Djokovic, Andy Murray e Juan Martin del Potro).

Caso vença o torneio de singulares masculinos no Open da Austrália deste ano, Alcaraz tornar-se apenas no quarto jogador da Era Open a ganhar três títulos do Grand Slam antes de completar 21 anos, depois de Mats Wilander, Bjorn Borg e Nadal.

Território por explorar

Se conquistar o 11.º título do Open da Austrália este ano, Djokovic tornar-se no primeiro jogador masculino ou feminino na história do ténis a conquistar 25 títulos de singulares do Grand Slam.