Mais

Open da Austrália: Alcaraz de olho na liderança do ranking ATP

Alcaraz pode assumir a liderança do ranking após o Open da Austrália.
Alcaraz pode assumir a liderança do ranking após o Open da Austrália.AFP
Carlos Alcaraz está ansioso pelo Open da Austrália, onde tentará destronar Novak Djokovic e garantir o terceiro triunfo no Grand Slam para recuperar a posição de número um do mundo.

O espanhol de 20 anos espera esquecer as lesões do início do ano passado, quando falhou o Open da Austrália, que Djokovic venceu, e voltar ao topo da classificação.

Alcaraz, que tem vindo a conquistar o mundo do ténis desde que se tornou o mais jovem número um do mundo depois de triunfar no Open dos Estados Unidos de 2022, conquistou o seu segundo título do Grand Slam em Wimbledon após uma impressionante vitória em cinco sets sobre Djokovic.

No entanto, depois de vencer o US Open de 2023 em setembro, o sérvio de 36 anos derrotou o seu jovem rival no ATP Finals para terminar o ano em alta pela oitava vez na sua carreira. A rivalidade entre eles pode começar com outro confronto épico, com o lugar de Alcaraz no topo do ranking ao alcance.

Djokovic tem uma vantagem de 2.200 pontos sobre Alcaraz, que pode ganhar todos os pontos possíveis na Austrália, já que não jogou em Melbourne há um ano. Os rankings são baseados nos pontos ganhos em cada torneio e expiram todos os anos. Para manter os pontos ganhos num evento, um jogador deve, pelo menos, igualar a sua pontuação do ano anterior.

Isto significa que Alcaraz teria ganho 2.000 pontos com o seu título na Austrália e teria recuperado o primeiro lugar independentemente da pontuação do sérvio. Também ultrapassaria Djokovic se chegasse aos quartos de final, às meias-finais ou à final e o sérvio não conseguisse avançar para essa fase com ele.

Embora Alcaraz possa não precisar de motivação extra, uma vitória consolidaria a sua posição e não deixaria dúvidas de que está a liderar uma mudança de guarda no ténis masculino.

"Aprender com (Djokovic) é fantástico. É fantástico partilhar o campo com ele. Cresci a vê-lo ganhar todos os grandes torneios e sonhamos sempre com o momento em que o defrontamos frente a frente e estou muito feliz por o poder fazer", disse Alcaraz depois de vencer o sérvio num jogo de exibição na Arábia Saudita no final de dezembro.