Open da Austrália: Sabalenka "perfeita" não perde um único jogo na vitória sobre Tsurenko

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Open da Austrália: Sabalenka "perfeita" não perde um único jogo na vitória sobre Tsurenko

A atual campeã Sabalenka tem estado em grande forma no Open da Austrália
A atual campeã Sabalenka tem estado em grande forma no Open da AustráliaAFP
A campeã em título, Aryna Sabalenka, descreveu a vitória de sexta-feira sobre Lesia Tsurenko por 6-0 e 6-0 no Open da Austrália como "perfeição", mas disse que pode melhorar ainda mais, num aviso arrepiante às suas rivais.

Reveja aqui as principais incidências da partida

A bielorrussa, número dois do mundo, perdeu apenas seis jogos nos três encontros no torneio até agora. A jogadora de 25 anos, que conquistou a sua primeira coroa do Grand Slam em Melbourne no ano passado, está a tentar tornar-se a primeira mulher a manter o título desde que a compatriota Victoria Azarenka completou o feito em 2013.

Sabalenka, vestida de vermelho vivo, mostrou-se determinada desde o início contra a ucraniana, 28.ª cabeça de série, na Rod Laver Arena, e levou a melhor em apenas 52 minutos.

"Acho que o desempenho de hoje foi realmente perfeito", disse: "Estou contente com o nível a que joguei. Contudo, existe algo a melhorar, sabe. É por isso que não podemos estar contentes com o nível em que estamos agora, por isso temos sempre de continuar a evoluir, a melhorar."

O sorteio está a abrir-se para Sabalenka, com a terceira cabeça de série Elena Rybakina, a quinta cabeça de série Jessica Pegula e a sexta cabeça de série Ons Jabeur já eliminadas, mas ela advertiu contra a complacência.

"É o ténis", desabafou: "Como podemos ver pela derrota de alguns dos melhores jogadores nos primeiros encontros, tudo pode acontecer."

Tsurenko não teve resposta para o poder devastador de Sabalenka e conseguiu apenas 11 pontos no primeiro set, contra 27 de Sabalenka. A história foi semelhante no segundo set. Tsurenko teve dois pontos para passar para a frente no segundo jogo no seu próprio serviço, mas Sabalenka fechou a porta para quebrar novamente.

A jogadora não desistiu, tendo batido 10 winners contra a sua infeliz adversária no set, selando a vitória ao quebrar pela terceira vez quando Tsurenko atirou um forehand à rede.

Sabalenka viveu um ano de 2023 de grande sucesso. Para além de vencer o Open da Austrália, chegou às meias-finais em Paris e em Wimbledon, antes de perder para Coco Gauff na final do Open dos Estados Unidos. Nenhuma jogadora se atreverá a enfrentá-la em Melbourne, onde ainda não foi minimamente testada.

Passou pela qualifier alemã Ella Seidel na primeira ronda com a perda de apenas um jogo e venceu a jovem Brenda Fruhvirtova, de 16 anos, por 6-3 e 6-2 na segunda ronda. A jogadora esteve em court menos de três horas nos seus três jogos. Em contraste com a primeira cabeça de série, Iga Swiatek já esteve em ação durante mais de cinco horas em apenas duas rondas.

Na quarta ronda, Sabalenka vai defrontar a americana Amanda Anisimova, que está a jogar o seu primeiro Grand Slam desde que fez uma pausa de oito meses por problemas mentais.

"Em primeiro lugar, estou feliz por ela estar de volta ao tour", disse Sabalenka sobre Anisimova, contra quem tem um registo de 4-1 derrotas: "Em segundo lugar, tivemos muitos jogos fantásticos uma contra a outra, sempre batalhas difíceis. Estou contente por a minha primeira semana não ter sido simples, mas também não foram jogos muito longos. Sim, a primeira semana já passou. Agora é altura de me concentrar na próxima semana."