Duelo polaco de duas velocidades: Świątek vence Linette

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Duelo polaco de duas velocidades: Świątek vence Linette

Swiatek enfrentou Linette em duelo polaco na competição chinesa
Swiatek enfrentou Linette em duelo polaco na competição chinesaAFP
Magda Linette não ia desistir, mas não conseguiu encontrar um caminho contra a favorita Iga Świątek. A vice-líder do ranking mundial não teve pontos fracos, vencendo o duelo em pouco mais de uma hora (6-1, 6-1), apresentando um nível superior ao registado durante o torneio em Tóquio.

Recorde as incidências da partida

Resultado final
Resultado finalFlashscore

Os adeptos polacos estavam particularmente ansiosos por este duelo, pois ainda não tinham tido a oportunidade de ver Magda Linette e Iga Świątek num só court. O primeiro jogo entre as duas melhores jogadoras polacas parecia promissor, sobretudo porque garantia a participação de uma delas nos quartos de final.

Linette em alta velocidade

O início do jogo não deixou dúvidas sobre quem era a favorita. Iga Świątek fechou o seu jogo de serviço num instante e depois - após uma luta - também arrancou um jogo à Poznanian. Magda Linette parecia um pouco rígida, demasiado assertiva, como se tivesse subconscientemente chegado a um acordo com o resultado mesmo antes de entrar no court.

Após um quarto de hora, Swiatek já tinha quatro jogos ganhos, enquanto Linette só marcou mais de dois pontos uma vez. Teve apenas um break point, não foi à rede (todos os breaks terminaram num ponto para Świątek) e estava fraca. Acordou apenas no quinto jogo e arriscou mais, mostrou uma faceta de raiva. Ainda sem o caraterístico "hold", mas já à procura de pontos.

Animada, apesar de ter perdido o jogo, não cedeu mais um ponto à mulher de Raschin com o seu serviço, fechando o jogo vencedor com o seu primeiro ás do encontro. Para se manter no jogo para o set, tinha ainda de se defender no serviço de Swiatek. A favorita não o permitiu e o set unilateral terminou com o resultado de 6-1, depois de Magda Linette ter atirado a bola para fora dos limites.

Demasiado rápida, demasiado forte

A poznaniana, conhecida pela sua persistência no court, estava um passo atrás de Iga Świątek no início do segundo set e deixou-a quebrar com demasiada facilidade. Mas há que reconhecer à número 2 mundial que a fasquia estava alta. Quando Iga Świątek enviou o seu serviço a uma velocidade de 188 km/h, a raquete de Linette estava no court.

A vice-campeã da WTA mudou de direção na perfeição, não dando à sua rival qualquer hipótese de correr. Quando Linette tentou acertar uma linha, ela não encaixou a bola na quadra. Quando Swiatek o fez, os aplausos caíram das bancadas. A jogadora de 22 anos até correu para as bolas fora de campo para evitar perder um ponto se julgasse mal a trajetória do voo.

É certo que Iga também cometeu erros, mas os não forçados foram poucos e Magda Linette não podia contar com eles. Por outro lado, forçar um erro da primeira raquete polaca era muito difícil. Cada bola demasiado lenta e previsível terminava num ponto para a polaca mais bem classificada. Mais uma vez, após um quarto de hora e dois intervalos, já estava 4-0.

O quinto jogo caiu finalmente para a polaca, mas a reviravolta estava longe de terminar. No serviço de Swiatek, a rival mais experiente não baixou os braços, mas a forma da jogadora de 22 anos não deixava margem para erros. Iga jogou com uma precisão cirúrgica e esteve sempre na ofensiva, sem deixar de jogar.

Não tínhamos visto a polaca jogar tão bem em Tóquio, o que confirmou com um break impiedoso sobre Magda Linette, apesar do jogo muito mais agressivo da polaca. E como já era o terceiro break do set, este terminou em menos de 70 minutos. Linette terá de se reconstruir depois de uma derrota tão severa, enquanto Iga Świątek está numa clara corrida pela sua primeira vitória em Pequim.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore