Canadá derrota Itália e vence a Taça Billie Jean King pela primeira vez

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Canadá derrota Itália e vence a Taça Billie Jean King pela primeira vez

Canadá vence Taça Billie Jean King pela primeira vez
Canadá vence Taça Billie Jean King pela primeira vezReuters
Leylah Fernandez levou o Canadá à conquista do seu primeiro título da Taça Billie Jean King, ao marcar o ponto decisivo na vitória por 2-0 sobre a Itália, em Sevilha, este domingo.

A antiga campeã do Open dos Estados Unidos manteve a sua excelente forma ao longo da semana e derrotou Jasmine Paolini por 6-2 e 6-3.

Recorde as incidências da partida

Depois de a jogadora de 21 anos ter convertido o match point, a equipa canadiana festejou em grande estilo no court, perante os seus fãs em júbilo.

"Não sei o que dizer", disse a capitã do Canadá, Heidi El Tabakh.

"Estou muito orgulhosa desta equipa, estas raparigas são incríveis. É um sonho tornado realidade", admitiu.

Mais cedo, a adolescente Marina Stakusic tinha colocado o Canadá à beira da glória, com uma vitória impressionante sobre a italiana Martina Trevisan.

A canadiana, 258.ª do ranking WTA, fez uma exibição sem nervos para vencer por 7-5 e 6-3 uma adversária que ocupa a 43.ª posição.

Só quando a vitória estava ao seu alcance é que Stakusic vacilou, com quatro match points a serem perdidos quando Trevisan serviu a 2-5.

Mas a jogadora não se deixou abater pela desilusão e conseguiu vencer o seu próximo jogo de serviço, terminando a partida com um esmagador winner de forehand.

"Estou muito feliz e honrada por ter podido jogar esta semana, esta foi a melhor semana da minha vida", disse Stakusic, que nem sequer jogou um jogo do sorteio principal da WTA este ano, no court.

Fernandez conquistou a sua quarta vitória de singulares da semana, ao derrotar Paolini.

Fernandez tinha sido heróica no dia anterior contra a República Checa, quando derrotou a campeã de Wimbledon Marketa Vondrousova para manter o Canadá nas meias-finais.

Depois, juntou-se a Gabriela Dabrowski para vencer as campeãs checas de pares de vários Grand Slam, Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova.

A equipa do Canadá receberá 2,4 milhões de dólares em prémios monetários - um recorde para o evento por equipas feminino, anteriormente conhecido como Fed Cup.

A equipa canadiana também recebeu o troféu e os membros da equipa receberam casacos azuis, como os que Billie Jean King, que assistiu à final a partir das linhas laterais, tanto apreciava,