Mais

Doha: Magda Linette não soube aproveitar os erros de Qinwen Zheng

Qinwen Zheng podia ser batida, mas Linette perdeu a sua oportunidade
Qinwen Zheng podia ser batida, mas Linette perdeu a sua oportunidadeProfimedia
Apesar de a chinesa ter cometido cerca de 50 erros, conseguiu vencer Magda Linette. Um ténis sólido e constante não é suficiente num jogo tão dinâmico contra uma rival agressiva e imprevisível.

Embora Magda Linette pudesse ter sido considerada a favorita no jogo de segunda-feira contra Nao Hibino, a fasquia em Doha subiu na terça-feira. Afinal de contas, Qinwen Zheng só perdeu um jogo esta época, na final do Open da Austrália contra Aryna Sabalenka.

É certo que Zheng não entra em court há quinze dias, mas isso parece ter aumentado o apetite por pontos. Na primeira partida de Magda Linette, ela ainda estava um pouco curvada, mas partiu para o ataque com seu saque. Impressionou não só com a potência, mas também com a sua visão do campo e jogo preciso, empurrando a polaca para uma posição defensiva e conseguindo um break já no terceiro jogo.

Linette foi demasiado passiva e clara para a sua rival, jogando principalmente pelo meio e à espera de um erro. Zheng não os evitava, mas acertava mesmo em situações em que a rival contava com a bola saindo da quadra. Foi exatamente esse o caso no quinto jogo, quando a troca de bola mais bonita do set mostrou as capacidades das duas jogadoras. Linette impôs condições duras e fez a adversária girar em torno do campo, ao que esta respondeu beijando a linha, para surpresa da polonesa.

Zheng estava demasiado confiante com a bola na mão, permitindo a Linette um total de cinco pontos no serviço da chinesa durante todo o set. A jogadora de 32 anos ainda salvou um sétimo jogo, mas no oitavo Zheng resolveu as coisas com um ás.

A poznaniana teve de apresentar um ténis muito melhor no segundo set do encontro para que este não terminasse ali. O infortúnio começou logo no primeiro jogo, quando teve de defender um break point. Conseguiu-o após uma árdua batalha e, no jogo seguinte, a chinesa quase presenteou Magda Linette, falhando uma vez no seu serviço.

O primeiro serviço não foi claramente o seu ponto mais forte durante todo o encontro, mas antes a polaca tinha tido dificuldades em explorá-lo na devolução, o que lhe permitiu mostrar uma grande variedade de jogadas e mudanças de direção. Agora, com a ajuda do serviço instável de Zheng conseguiu fazer 3-0 e só então a número cinco do torneio se tornou mais forte, conquistando com confiança um jogo e ganhando o seguinte no seu saque, apesar de 0-40.

Teria sido bom que a polaca tivesse aproveitado a oportunidade de quebrar de novo, tanto mais que ela própria teve de fugir de um break point momentos depois. Mas como a polaca ganhou o seu primeiro jogo com uma bola fantástica ao longo da linha, não nos podemos queixar. Além disso, Zheng, mais uma vez distraída, deu ao jogo uma vantagem de 0-40. Ela recuperou dois pontos, mas o toque de Linette sob a rede e uma bola curta fecharam o set com um resultado de 6-2.

Reveja aqui as principais incidências da partida

A vantagem psicológica estava definitivamente do lado da jogadora 53.ª classificada, mas isso era mais evidente no buraco de Zheng. No segundo jogo, a eficiência do seu serviço caiu drasticamente, o número de erros não forçados pode ter sido surpreendente, mas ela ainda não optou por meias medidas. Continuava à procura de ases, continuava a esforçar-se por manter a permutabilidade das suas jogadas e Linette não a deixava marcar regularmente. Como se respondesse a esta tese, passou para a frente por 2-1, cedendo apenas um ponto à sua rival.

O problema foi que Zheng "explodiu" num tie-break a 2-2, recuperando o ritmo. Ganhou também o primeiro break point do set, que Linette defendeu com um backhand espetacular, mas na segunda ocasião cedeu um jogo à rival a 3-2. A vantagem voltou totalmente para o lado da favorita, que saiu a 4-2.

A polaca não se deixou pressionar novamente no seu serviço, mas era preciso mais. Entretanto, Zheng voltou a não ceder um ponto e o stress de Linette deu-lhe uma bola de jogo aos 0-40. A polaca defendeu o primeiro ponto de break e caiu no segundo. Infelizmente, a polaca perdeu a oportunidade de bater a favorita e foi a insatisfação que parece dominar - Qinwen Zheng estava ao seu alcance.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore