Mais

Rybakina prepara confronto com Swiatek na final do Open do Catar

Rybakina superou Pavlyuchenkova
Rybakina superou PavlyuchenkovaReuters
A terceira cabeça de série, Elena Rybakina, está na final do Open do Catar, depois de ter vencido Anastasia Pavlyuchenkova por 6-2 e 6-4 na meia-final desta sexta-feira, e vai agora defrontar a número um mundial Iga Swiatek, na decisão final.

A atual campeã Swiatek estará bem descansada para tentar vencer o torneio pelo terceiro ano consecutivo, depois de ter sido dispensada da sua meia-final, quando Karolina Pliskova se retirou devido a uma lesão na zona lombar.

Rybakina, que já venceu em Brisbane e Abu Dhabi este ano, parecia estar a chegar facilmente à vitória antes de a russa, que não tinha sido selecionada, ter um final corajoso, e vai agora defrontar Swiatek numa final pela primeira vez.

Depois de uma abertura equilibrada, Rybakina serviu para amor para fazer 2-2 antes de quebrar o serviço da russa duas vezes no primeiro set.

Recorde as incidências da partida

No segundo set, Rybakina quebrou o serviço de imediato e, depois disso, parecia uma formalidade, apesar de Pavlyuchenkova ter tido seis pontos de break antes de Rybakina se recuperar para segurar o serviço e fazer 3-1 e seguir com outro break.

Rybakina serviu para o jogo a 5-2, mas Pavlyuchenkova ainda não estava derrotada e quebrou o serviço pela primeira vez para levar a sua adversária até ao fim, mas Rybakina manteve a calma e o seu serviço, para frustrar qualquer hipótese de recuperação.

Swiatek e Rybakina já se defrontaram em quatro ocasiões, com Rybakina a vencer as últimas três, incluindo os quartos de final do ano passado, em Roma, quando a polaca se retirou devido a lesão, com o encontro empatado a um set e a 2-2 no terceiro.

Swiatek vai tentar tornar-se a primeira jogadora a vencer um evento WTA três vezes consecutivas desde que Serena Williams conquistou o título de Miami entre 2013 e 2015, quando defrontar Rybakina na final de sábado.