Jan-Lennard Struff surpreende Tsitsipas em Madrid e está nas meias-finais

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Jan-Lennard Struff surpreende Tsitsipas em Madrid e está nas meias-finais
Jan-Lennard Struff, a grande surpresa deste torneio
Jan-Lennard Struff, a grande surpresa deste torneioAFP
Jan-Lennard Struff, que foi derrotado na última ronda da fase de qualificação e depois repescado, está a jogar o torneio da sua vida em Madrid. Derrotou Stefanos Tsitsipas num duelo muito disputado e vai jogar a sua primeira meia-final de Masters 1000 da carreira num único jogo.

No último jogo dos quartos de final do dia no sector masculino, o confronto foi claramente desequilibrado. Stefanos Tsitsipas era o grande favorito não só para sair deste encontro, mas também para sair da metade inferior do sorteio. E não era o lucky loser Jan-Lennard Struff que era suposto causar-lhe problemas. A menos que...

A menos que o alemão fosse sólido nas sua exibição, de modo a fazer duvidar o seu rival. Assim, passa à primeira fase do plano, que quase cai por terra quando salva dois break points no quarto jogo. Mas Struff é sólido na distância. O objectivo é claro, levar um Tsitsipas imperioso no seu serviço para o tiebreak e tentar a sua sorte.

O grego tem outro plano: esperar pela abertura. Esta surgiu sob a forma de um break point a 5-4, mas o serviço de Struff veio em seu socorro. Tsitsipas assumiu a liderança com um raro erro não forçado. Mas o alemão tem a resposta e envia a devolução. É assim que, com 6-5 a seu favor, ele esmaga um Tsitsipas demasiado medido e ganha o primeiro set. O plano funcionou.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Sem se deixar intimidar, Tsitsipas voltou a atacar e teve um break point no primeiro jogo do segundo set. Mas o serviço do alemão faz maravilhas sob pressão. A batalha dos grandes servidores recomeçou, com Struff a liderar o caminho à medida que o nível geral do jogo baixava. No entanto, é o grego que está sob pressão, tendo de servir para se manter em jogo.

E assim o faz e, a 5-5, pressiona a sério e consegue três break points. O alemão salva os dois primeiros com autoridade, mas cede o terceiro e concede o primeiro break do encontro com uma dupla falta. Tsitsipas não precisou de muito mais do que uma dupla falta para vencer o set por 7-5.

O início do terceiro set é crucial para Struff. E, claramente, o alemão está à beira do abismo, começando a sofrer fisicamente. Mas aguenta-se, salva dois pontos de break no terceiro jogo e, contra todas as probabilidades, consegue e converte o seu primeiro ponto de break do encontro no jogo seguinte. Confirmou a sua vantagem e estava agora a ganhar por 4-1.

Com as costas contra a parede, Tsitsipas tenta reagir e consegue um break point, mas o alemão é surpreendentemente sólido. Serve para o jogo a 5-3. Apesar das pernas trémulas, consegue um match point, mas o grego saca uma fabulosa pancada de passagem. Mas a segunda foi a correcta e Jan-Lennard Struff conseguiu vencer por 7-6 (5), 5-7 e 6-3. Chegou às meias-finais de um Masters 1000 pela primeira vez - o terceiro lucky loser da história a consegui-lo - e o destino está a brincar. Vai defrontar Aslan Karatsev, que foi derrotado na última ronda da fase de qualificação. Um acontecimento sem precedentes e a garantia de um finalista totalmente inesperado.

Os melhores momentos do jogo
Flashscore