Foi a segunda surpresa desta terça-feira. Depois de outro duelo 100% russo em que Khachanov venceu Rublev, Medvedev, que era teoricamente favorito contra Aslan Karatsev, caiu nos oitavos de final do Open de Madrid por 7-6(1) e 6-4.
O jogo teve apenas dois sets e o terceiro colocado da hierarquia mundial não conseguiu fazer nada contra a solidez do 121.º do ranking ATP. Foi um dia mau para Medvedev, que foi mais uma vez visado pelo público madrileno no final do primeiro parcial, tal como na segunda-feira. Mas desta vez não houve uma reação positiva do natural de Moscovo.
O primeiro set foi renhido até ao início do tiebreak, altura em que Medvedev cedeu. Antes disso, tinha conseguido levar de vencida o serviço do adversário logo no início (2-1), mas a falta de concentração no jogo seguinte permitiu a Karatsev recuperar (2-2). E foi no tiebreak que Medvedev foi completamente abaixo. Conquistou um único ponto e permitiu que o seu adversário assumisse a liderança, fechando em 7-6 (1).
A 2-2 no segundo parcial, Medvedev vacilou mais uma vez no seu serviço e deixou Karatsev escapar. O 121.º do mundo não cometeu o mesmo erro que o seu compatriota e manteve-se sólido no seu serviço até ao final do jogo, com 74% dos pontos ganhos no seu primeiro saque (14/19) e 86% dos pontos ganhos no segundo (6/7).
O percurso de Medvedev no Open de Madrid terminou nos oitavos de final. Uma nova desilusão na terra batida, depois da derrota nos quartos de final em Monte Carlo contra Rune. Na próxima ronda, Karatsev vai defrontar o vencedor do encontro entre Fritz e Zhang.