Alcaraz supera Fritz e avança para as meias-finais do Open de Miami

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alcaraz supera Fritz e avança para as meias-finais do Open de Miami
Alcaraz avança para as meias-finais do Open de Miami
Alcaraz avança para as meias-finais do Open de MiamiAFP
O espanhol Carlos Alcaraz, número um mundial de ténis, venceu o norte-americano Taylor Fritz em dois sets na sessão noturna desta quinta-feira para marcar uma desforra com o italiano Jannik Sinner nas meias-finais do Masters 1.000 de Miami.

Alcaraz, que tem de revalidar o título conquistado no ano passado para manter a liderança do ranking ATP, precisou de apenas 79 minutos para vencer Fritz por 6-4, 6-2.

O fenómeno espanhol de 19 anos está numa espantosa série de 10 vitórias sem perder um set, tendo levantado o seu primeiro troféu Masters 1.000 da temporada em Indian Wells (Califórnia), este mês.

Alcaraz começou ambos os parciais a quebrar o serviço de Fritz, campeão de Indian Wells do ano passado, que acabou completamente frustrado sem encontrar respostas para o esmagador ténis do rival.

"Foi provavelmente o meu melhor encontro em todo o torneio, mas penso que estou a jogar a um bom nível a cada partida", disse Alcaraz.

O seu último obstáculo para a sua segunda final consecutiva em Miami será o italiano Jannik Sinner, numa desforra das meias-finais da Indian Wells a 18 de Março, que o espanhol ganhou de forma clara.

"O nível hoje foi muito alto, mas o Sinner é um grande rival, por isso tenho de jogar a este nível ou até melhor", sublinhou Alcaraz.

O outro confronto das meias-finais, a ser disputado na sexta-feira, vai colocar frente-a-frente os russos Karen Khachanov e Daniil Medvedev, que perdeu contra Alcaraz na final do Indian Wells.

O jovem espanhol está a apenas dois passos não só de manter a liderança ATP - que, se não ganhar, voltaria a ser entregue a Novak Djokovic -, mas também de alargar a sua lista de recordes de precocidade.

Se no domingo levantar o seu quarto troféu Masters 1.000, o prodígio de El Palmar, em Múrcia, tornar-se-á o jogador de ténis mais jovem a conquistar Indian Wells e Miami no mesmo ano, o chamado sunshine double.

"É muito raro ver alguém tão jovem e com um jogo tão desenvolvido", vincou Fritz sobre Alcaraz, antes de o comparar ao início das carreiras dos Big 3 (Federerer, Nadal e Djokovic).

"Ele tem muitas formas diferentes de jogar e pode incorporar muitos planos de jogo diferentes para enfrentar jogadores diferentes, porque tem inúmeras ferramentas para ganhar uma partida. Penso que isso é algo que nenhum (dos "três grandes") tinha em tão tenra idade", sustentou.

"Senti definitivamente que tinha mais espaço para respirar contra aqueles tipos do que tinha neste jogo", reforçou.

"Miami, eu amo-te"

O duelo entre Alcaraz e Fritz, o primeiro entre os dois no circuito, foi realizado com um dia de atraso devido à chuva desta semana em Miami.

O espanhol retomou a competição com o mesmo ritmo vertiginoso com que tem vindo a despachar adversários a caminho de um invulgar sunshine double, sem nenhum set perdido.

Contra Fritz, o número 10 do mundo, Alcaraz cedo implementou todo o seu irresistível reportório de pancadas e desta vez com uma eficácia quase total, cometendo apenas um erro não forçado, em contraste com 12 do norte-americano.

O espanhol quebrou a estrela local pela primeira vez e colocou-se em fuga com pancadas consistentes, mas Fritz, que eliminara a pérola dinamarquesa Holger Rune em dois parciais, não baixou a cabeça e arregaçou as mangas para responder à investida do mundo número um.

O californiano agarrou-se às suas hipóteses de alcançar as suas primeiras meias-finais no Open de Miami e, a par do tenista de Múrcia, disputou alguns dos jogos de maior qualidade do torneio, culminando com um break point de Fritz para nivelar a partida a 3-3.

Sem ceder à pressão, Alcaraz neutralizou o ponto com várias direitas fortes e partiu para a conquista do primeiro set, colocando desde logo o parcial seguinte no bom caminho, ao quebrar o primeiro jogo serviço do adversário.

"Perder o meu serviço a começar o segundo set foi muito desmoralizador, porque tive de jogar outro set desde trás", admitiu o norte-americano. "Obviamente, jogando contra o melhor jogador do mundo, não se pode perder o serviço no início de dois sets (...) Ele ganhou todos os pontos importantes no jogo, o que fez uma grande diferença".

Fritz não atirou a toalha ao chão, mas também não conseguiu aproveitar nenhuma oportunidade para igualar um Alcaraz que acelerou para outra vitória esmagadora diante de uma multidão dedicada.

"Semis de novo! Miami, eu amo-te", escreveu o atual campeão do Open dos Estados Unidos na mensagem na câmara do torneio.