"Nunca se sabe o que ele vai fazer, mas vi-o treinar com os seus treinadores num campo privado... e tive a impressão de estar a ouvir um animal selvagem. Ele bate como nunca bateu antes", disse o diretor do torneio, David Massey, numa conferência de imprensa em Paris.
"Sentiu algum desconforto, ficou assustado e decidiu não jogar em Indian Wells, mas os testes a que foi submetido não revelaram nada", acrescentou.
Rafa Nadal, com 22 títulos do Grand Slam em seu nome, caiu para 652.º no ranking ATP esta semana e usou uma classificação protegida de nono para entrar no sorteio principal em Monte Carlo, o primeiro evento Masters 1000 de campo de terra batida da temporada de 2024.
O especialista em terra batida venceu o torneio 11 vezes na sua carreira, mas desde a sua última vitória em 2018, caiu nas meias-finais em 2019, nos quartos em 2021 e falhou as edições de 2020, 2022 e 2023.
"Enviámos-lhe duas caixas de bolas para Maiorca para que ele pudesse praticar (com as bolas que serão utilizadas no torneio)", disse Massey.
Nadal falhou quase toda a temporada de 2023 com lesões abdominais e outros problemas físicos e jogou apenas o Brisbane International esta temporada, onde sofreu uma lesão na anca.
O espanhol de 37 anos estava pronto para fazer o seu regresso no Indian Wells Masters, mas retirou-se do evento de campo duro na semana passada, sem jogar um ponto.
A decisão bombástica veio quatro dias depois de ter perdido uma exibição em Las Vegas para o compatriota e número dois do mundo, Carlos Alcaraz.
O Masters de Monte Carlo começa a 7 de abril e marca o início da época de terra batida, onde Nadal pode muito bem jogar o seu último Open de França, um evento do Grand Slam que já venceu 14 vezes.