Seis dias antes do início do torneio principal, o 14 vezes vencedor do Open de França treinou no Court Central de Paris na tarde desta segunda-feira, com vários milhares de espectadores nas bancadas.
Nadal não pisava o court de saibro parisiense desde que conquistou o seu último título, em 2022, altura em que jogou durante quinze dias com o pé esquerdo anestesiado, para aliviar as dores provocadas pela síndrome de Mueller-Weiss, uma doença crónica que o aflige desde os 18 anos.
Para uma simples sessão de treino, o espanhol fez a sua entrada no Court Philippe-Chatrier perante cerca de 6.000 espectadores, que tinham comparecido para o primeiro dia da qualificação.
Cinco minutos antes do início da sessão, os cânticos de "Rafa, Rafa, Rafa" já ecoavam no court, que se encontrava três quartos cheio.
O 22 vezes vencedor de grandes torneios, cuja carreira tem vindo a ser ensombrada por lesões desde janeiro do ano passado, vai jogar o torneio pela última vez, mas apenas, diz Nadal, se se sentir preparado.