Roland Garros: Um preparado Carlos Alcaraz domina a primeira ronda e esmaga Flavio Cobolli

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Roland Garros: Um preparado Carlos Alcaraz domina a primeira ronda e esmaga Flavio Cobolli
Carlos Alcaraz cumpriu expetativas no primeiro encontro
Carlos Alcaraz cumpriu expetativas no primeiro encontro
AFP
Ao fim de 1 hora e 57 minutos, o espanhol venceu em três sets (6-0, 6-2, 7-5) o italiano que ocupa o 159.º lugar no ranking mundial. Na segunda ronda, Alcaraz vai defrontar Taro Daniel.

Carlos Alcaraz foi recebido calorosamente pelos adeptos no court Suzanne Lenglen e começou o duelo com grande entusiasmo. No primeiro jogo do encontro, com o italiano a servir, cada ponto ganho foi celebrado com os punhos cerrados, enquanto olhava para o seu camarote, onde se encontrava o seu treinador Juan Carlos Ferrero. O número 1 do mundo rapidamente assumiu a liderança, ganhando o primeiro break point.

O espanhol assumiu a liderança após 11 minutos de jogo. A intensidade era incontrolável para Flavio Cobolli, obrigado a suportar todos os forehand e backhand do seu adversário. O duplo break chegou e Alcaraz conseguiu levantou voo.

Se os números do primeiro set são impressionantes - 80% de pontos ganhos na primeira bola; 83% no segunda; 77% na primeira devolução -, no court são impressionantes. Os pontos de vitória foram ganhos de forma brilhante, quer com um forehand, um backhand ou um bunt. E o espanhol não deixava o número 159 do mundo respirar. A oportunidade de fazer 6-0 caiu-lhe nas mãos e não hesitou. O primeiro set foi ganho ao fim de 25 minutos.

Menos de duas horas de jogo para Alcaraz

Flavio Cobolli não podia fazer nada. Irritado, viu-se a conceder um novo break no primeiro jogo do segundo set. E foi depois de perder oito jogos seguidos que o italiano comemorou a primeira vitória. O público aplaudiu-o de pé, mas isso não teve qualquer influência no resultado do set.

Alcaraz venceu os seus jogos de serviço - graças, nomeadamente, a vários bons primeiros serviços - até estar a ganhar por 4-2, antes de quebrar por duas vezes, especialmente gralas a um excelente contra-ataque cruzado que apanhou o adversário desprevenido. O segundo set foi resolvido em 27 minutos, com 6-2 para o espanhol.

Quando as mudanças de direção são dominadas com tamanha perfeição, as coisas tornam-se realmente simples. No último set, Alcaraz conseguiu fazer frente ao primeiro serviço do italiano, ao mesmo tempo que segurava o seu serviço. O ritmo imposto nos dois primeiros sets foi duro e, com uma vantagem tão grande, o número 1 do mundo preferiu não acelerar, mas sim ter calma. E mesmo perante uma ligeira onda de orgulho de Cobolli, Alcaraz manteve-se firme graças à sua força mental.

Dois winners de backhand e dois drop shots inteligentes colocaram o espanhol numa boa posição a 3-3. O terceiro break point foi-lhe favorável e faltavam apenas dois jogos para o fim do encontro. Mas o número 1 do mundo viu o adversário recuperar para o 5-5, forçando-o a fazer um último esforço para fechar o encontro. No final, o espanhol venceu o último set por 7-5 e avançou para a segunda ronda após 1 hora e 57 minutos. O próximo adversário será Taro Daniel.