Sem Nadal no seu caminho, Novak Djokovic está em vantagem em Roland Garros?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sem Nadal no seu caminho, Novak Djokovic está em vantagem em Roland Garros?
Novak e o seu sorriso carnívoro
Novak e o seu sorriso carnívoroAFP
O sérvio começará o torneio em Paris como o número três da lista, mas acima de tudo como o favorito na ausência de Rafael Nadal, que se retirou na semana passada. Novak Djokovic chega a Roland Garros para ganhar o seu 23.º Grand Slam. Mas será que deve ser cauteloso?

O Open de França provavelmente nunca esteve tão aberto nos últimos anos, mas ainda há um favorito obstinado que está a tentar ganhar mais um Grand Slam. Novak Djokovic tem a oportunidade de fazer história ao ultrapassar Nadal, mas não estará sozinho e há uma série de adversários que podem calhar no seu caminho. No entanto, nunca teve medo disso e é provável que o sérvio mostre o seu melhor lado.

Objetivo histórico

Quando o mais antigo número 1 do ATP regressou a Melbourne em janeiro, o seu objetivo era claro: juntar-se ao seu rival espanhol no Hall of Fame. Conseguiu, mas obviamente não foi suficiente e, para o resto da sua carreira, vai naturalmente querer ganhar o maior número possível de Grand Slams.

Exceto que a Porte d'Auteuil é sempre especial para Novak. A terra batida é a sua superfície menos favorita e ele não é tão dominante como em Wimbledon ou no Open da Austrália. Levantar o troféu a 11 de junho não é um dado adquirido, mas é certo que ele se tem vindo a preparar para este evento há muitas semanas.

No ano passado, foi derrotado pelo recordista de 14 títulos em Roland Garros nos quartos de final. Eliminado em quatro sets (2-6, 6-4, 2-6, 6-7 (4)), "Djoko" não foi suficiente forte para "Rafa", mas em 2023 as coisas devem ser bem diferentes.

Se o atual número 3 do mundo conseguir jogar o seu melhor ténis, não é certo que algum concorrente o possa ameaçar. É verdade que Carlos Alcaraz e Daniil Medvedev têm sido incríveis desde o início da época. Mas o primeiro ainda não provou que pode ganhar Roland Garros - embora possa muito bem fazê-lo esta época - e o segundo tem um historial pobre em Porte d'Auteuil. Por isso, digamos que, se Djokovic for o único a imperar, não há dúvida de que vai garantir a liderança.

Por fim, ultrapassar Rafael Nadal no quintal do seu adversário é simbolicamente muito poderoso. É certo que o sérvio tem consciência disso, apesar de algumas dúvidas desde o início de fevereiro.

Início de época em montanha russa

A recuperar de uma lesão em fevereiro, e depois de não poder jogar em solo norte-americano, Novak Djokovic foi obrigado a faltar a vários torneios (Indian Wells e Miami). Também teve de desistir de Barcelona e Madrid.

Em consequência, participou em quatro torneios e ganhou zero troféus. Um acontecimento raro para ele, uma vez que na sua carreira, sempre que ganhou na Austrália, ganhou pelo menos um título nos meses seguintes antes do início de Roland Garros. O sérvio chega a Paris com muito poucas certezas.

Derrotado nas meias-finais contra Medvedev no Dubai no início de março, derrotado nos oitavos de final contra Musetti em Monte Carlo em meados de abril, derrotado nos quartos de final contra Lajovic em Banja Luka no final de abril e derrotado nos quartos de final contra Holger Rune em Roma há alguns dias, a sua forma recente levanta uma questão. Será ele capaz de se transcender, mental e fisicamente, para ganhar este Roland Garros?

Sim, porque o seu nome é Novak Djokovic e os jogadores do seu calibre são capazes dos maiores feitos. Há mais de 15 anos que o demonstra, mas o antigo número um mundial, que acaba de apagar as suas 36 velas, acabará por baixar os braços. Talvez aqui, na Porte d'Auteuil? Para já, os analistas permanecem no escuro e é difícil fazer previsões. Nos próximos dias, deverão logicamente ser recebidas novas informações sobre o estado físico do jogador.

E não nos esqueçamos de uma coisa: Djokovic pode voltar a ser o número um da ATP em caso de vitória, o que lhe dá mais um motivo para se superar...