Swiatek sente-se em casa em terra batida, mas quer ter sucesso em todas as superfícies

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Swiatek sente-se em casa em terra batida, mas quer ter sucesso em todas as superfícies
Swiatek teve a maior parte do seu sucesso em terra batida
Swiatek teve a maior parte do seu sucesso em terra batidaReuters
Iga Swiatek diz que se sente mais confortável em terra batida, mas a número um mundial quer imitar o seu ídolo Rafa Nadal e ganhar títulos em todas as superfícies para se tornar um dos grandes nomes do ténis.

A jovem de 21 anos venceu o Open de França em 2020 e 2022 e também já deu provas em superfícies duras, vencendo o Open dos Estados Unidos no ano passado. No entanto, os courts de relva são uma história diferente, com a polaca a não conseguir ir além da quarta ronda em Wimbledon.

"Penso que se quisermos ser os melhores no ténis, temos de jogar bem em todas estas superfícies", disse Swiatek após a vitória por 6-2 e 6-0 sobre Lesia Tsurenko no Open de Itália, este domingo.

"Tenho a sorte de ter a temporada de relva apenas por três semanas, mas ainda estou a aprender. Sei que é uma parte importante do circuito e que devia ser melhor", apontou.

Swiatek apontou o exemplo de Nadal, que tem dominado em terra batida nas últimas duas décadas, com 14 títulos do Roland Garros, além de vários troféus nos outros três Majors.

"Como se pode ver, o Rafa é considerado um especialista em terra batida, mas também ganhou muitos torneios em piso duro e relva. O objetivo é ser bom em todo o lado", disse Swiatek.

"Haverá sempre jogadores que se sentem mais confortáveis em terra batida ou piso duro, por isso é apenas uma questão de técnica e de estar habituada", vincou.

Swiatek, que venceu os últimos 13 jogos em Roma, vai defrontar Donna Vekic ainda esta segunda-feira por um lugar nos quartos de final.

Acompanhe aqui as incidências do encontro