Mais

Taro Daniel levou um set a Alcaraz, mas o espanhol seguiu em frente em Roland Garros

Alcaraz precisou de 4 sets para vencer Taro Daniel.
Alcaraz precisou de 4 sets para vencer Taro Daniel. AFP
O espanhol, número 1 do mundo, derrotou Taro Daniel (112.º do ranking ATP), em quatro sets (6-1, 3-6, 6-1 e 6-2) em 2 horas e 27 minutos. Vai defrontar o canadiano Denis Shapovalov na terceira ronda.

No final, a perda do segundo set foi insignificante, uma vez que Carlos Alcaraz dominou os acontecimentos desta quarta-feira no Court Philippe Chatrier. O número 1 do mundo está a progredir gradualmente em direcção ao seu objectivo de ganhar o segundo Grand Slam da sua carreira aqui em Roland Garros.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaFlashscore

O número 1 do mundo começou a sua segunda ronda na terra batida do Court Philippe Chatrier - onde disputou um encontro pela primeira vez esta quinzena - com uma taxa de sucesso de 100% no seu primeiro serviço. No jogo seguinte, Taro Daniel foi batido no seu serviço, graças a um ataque à rede no seu break point, que ele soube gerir bem. Carlos Alcaraz teve um início de jogo em grande estilo.

Os dois jogadores deram um espectáculo perante a multidão que os aplaudia: uma pancada do espanhol; um contra-ataque do japonês; um lob bem trabalhado; um tweener do 112º classificado do mundo; e um longo ataque de direita para terminar o ponto. Um ponto importante ganho por Alcaraz, que assume a liderança em todos os pontos, jogando para a frente, empenhando-se no rali e atacando constantemente a bola.

Reveja aqui as principais incidências da partida

O espanhol assume então logicamente a liderança, pondo de lado a esperança que o japonês tinha em 1-3, 0-30. Alcaraz reajusta-se, envia bons primeiros serviços e ganha as suas pancadas. E quando teve a oportunidade de quebrar duas vezes (4-1), o espanhol aproveitou-a, antes de fechar o set com o seu próximo jogo de serviço (6-1), em 31 minutos.

Um erro na matriz

Na sua primeira oportunidade de quebrar, Taro Daniel conseguiu a pequena proeza de assumir a liderança do segundo set (0-1, 2-0). A pressão exercida pelo n.º 1 do mundo no serviço do japonês foi difícil de aguentar, mas, de momento, este manteve-se firme e na liderança (0-1, 3-0).

O nova-iorquino continuava a ranger os dentes no 3-1, com o espanhol a conseguir um break point. Mas Daniel encontrou os recursos para o salvar e continuou a liderar, também graças a um erro directo de Alcaraz num smash (0-1, 4-1). O jogador japonês não tinha qualquer intenção de deixar escapar esta oportunidade inesperada de ganhar o segundo set, pelo que garantiu os restantes jogos de serviço (6-3). O evento de Porte d'Auteuil viu Carlos Alcaraz perder um set em terra batida para o número 112 do mundo.

Passagem à terceira ronda

Uma vez, mas não duas. Carlos Alcaraz recuperou a liderança deste encontro ao quebrar no segundo jogo do terceiro set. E se tinha de quebrar duas vezes, fê-lo, e de forma majestosa. A 3-0, Taro Daniel estava a perder no seu jogo de serviço, tal era a intensidade do outro lado. O espanhol reajustou o seu jogo e todas as suas pancadas são bem sucedidas. Lidera agora por 4-0 graças a um longo forehand imparável.

A 5-0, 30-A, depois de um lob do japonês, o espanhol disparou outro tweener que fez lob ao seu adversário... O público não acreditava no que via e o ponto terminou com um bunt shot do número 1 mundial. O terceiro set acabou por terminar 6-1 após 34 minutos - quase o mesmo que o primeiro.

Perdeu um set que o obrigou a ficar em court mais tempo do que o esperado, por isso quer acabar com isto o mais rapidamente possível. No primeiro jogo do quarto set, o natural de Palma quebrou novamente desde o início (2-1, 1-0).

O n.º 1 do mundo não queria ficar muito tempo em court, mas a sua pressa revelou-se excessiva, pois perdeu a liderança no jogo seguinte (2-1, 1-1). Mas, felizmente para o espanhol, conseguiu recuperar o serviço do adversário a 2-2, numa altura em que este estava a perder o ímpeto. Alcaraz parecia não poder ser parado, nem mesmo pelo vento que, desde domingo, continua a desestabilizar todos os jogadores que jogam no court central. O espanhol venceu por 6-1, 3-6, 6-1 e 6-2 e vai defrontar Denis Shapovalov (32º classificado no ranking ATP) na sexta-feira.